Geral

07 de 01 de 2022, 17:17

Diário

Aeródromo de Viseu tem de ser alavancado, defende presidente da Câmara

Fernando Ruas defende que a CIM Viseu Dão Lafões tem de assumir a responsabilidade pelo espaço. Reunião com CIM Douro e Serra da Estrela vai ser realizada para potenciar uso

Aerodromo de Viseu

Fotógrafo: Igor Ferreira

O Aeródromo de Viseu pode passar a ser gerido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. A ideia é defendida pelo presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, que quer que a CIM assuma a responsabilidade pela gestão do espaço aéreo.

A ideia foi avançada em primeira mão no programa Conversa Central, do Jornal do Centro, onde Ruas também defendeu que se podiam tirar vantagens da localização do Aeródromo. O autarca voltou agora a debater o assunto em reunião do executivo.

O também presidente da comunidade intermunicipal defendeu que o Aeródromo Gonçalves Lobato pode alavancar a região e o seu desenvolvimento, uma posição que é também defendida pela CIM e com a qual concorda.

“Portanto, nós não temos que adequar apenas o Aeródromo ao território concelhio. É evidente que há-que produzir efeitos supramunicipais e é bom que a CIM tenha o Aeródromo, ainda por cima um desta qualidade”, referiu.

O autarca acrescentou também que “aquilo o que se quer tirar do Aeródromo também será comunitário”. “A CIM tem muito mais facilidade em promover o alargamento da pista do que a Câmara”, argumentou.

Fernando Ruas revelou ainda que vai ter uma reunião com os responsáveis das CIM Douro e Serra da Estrela “para potenciar coisas que temos em comum”, incluindo o uso do Aeródromo de Viseu.

“Nós não aproveitamos ou aproveitamos muito pouco da proximidade com o Douro, não aproveitamos quase nada, como também não aproveitamos muito do Aeródromo para a Serra da Estrela. Portanto, nós que somos a melhor cidade colocada entre o Douro e a Serra aproveitamos muito pouco e podemos ter aqui uma situação de complementaridade”, disse.