Geral

24 de 03 de 2023, 16:34

Diário

Calendário 'Poupadinho' chega às escolas de Mortágua

Iniciativa do Jornal do Centro foi recebida pelas crianças do primeiro ciclo da Escola Básica Afonso Abrantes

poupadinho mortágua

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Mortágua

Depois de já ter passado por alguns concelhos da região de Viseu, o calendário “O Poupadinho” chegou a Mortágua. A iniciativa do Jornal do Centro foi recebida pelas crianças do primeiro ciclo da Escola Básica Afonso Abrantes, que levaram o calendário com conselhos e dicas sobre o ambiente e a poupança.

O “Poupadinho” é o calendário de 2023 que visa contribuir para promover, de forma criativa, as práticas da educação para a poupança. O principal mote é “Vamos poupar, para o planeta salvar”. Esta é uma iniciativa que o Jornal do Centro leva a cabo desde 2018.

A Câmara de Mortágua aderiu à ação, considerando a “importância da temática de sensibilização dos alunos, desde cedo, para os valores da proteção, preservação e sustentabilidade ambiental, da defesa do planeta, e para a adoção de boas práticas tendentes à utilização mais consciente e responsável dos recursos, que são limitados”, enaltece a autarquia.

A vereadora da Educação no município, Ilda Matos, esteve presente na entrega simbólica do calendário a uma das turmas e enalteceu a iniciativa, dizendo que ela vem ao encontro da estratégia da autarquia, que inclui a aposta na sustentabilidade.

O calendário dá conselhos sobre poupar energia e água e reduzir a produção de resíduos e incentiva à reciclagem e à reutilização de materiais e desperdícios, como desligar a televisão e a consola no interrutor quando não são usados, usar o chuveiro em vez do banho de imersão, aproveitar ao máximo a luz natural ou substituir lâmpadas incandescentes por outras mais eficientes e ecológicas, além da sugestão de uma receita de bolo ecológica aproveitando fruta mais madura.

O projeto conta com o apoio institucional do gabinete do secretário de Estado da Educação e do Ministério do Ambiente e Ação Climática.