Geral

04 de 08 de 2021, 18:50

Diário

Cerca de 40 voluntários vão requalificar quatro casas em Tondela

Associação Just a Change regressa ao concelho pelo quarto ano

obra-just-a-change-v2

Cerca de quarenta voluntários vão participar numa iniciativa que a associação Just a Change vai organizar em meados deste mês de agosto em Tondela, onde vão ser reconstruídas quatro casas.

A iniciativa vai juntar mais de uma dezena de campos de verão em que os participantes terão a missão de reabilitar 55 casas particulares onde vivem 100 pessoas.

O diretor operacional da Just a Change, Simão Oom, revela que este já vai ser “o quarto ano que vamos para Tondela, onde já temos feito aqui um trabalho grande com obras já feitas de grande impacto”.

O responsável acrescenta que, nesta ação, o objetivo passa não apenas por reabilitar as casas “porque as pessoas precisam de uma nova casa, de uma telha nova e de uma casa de banho”, mas sobretudo dar-lhes “uma nova vida e uma nova motivação sobretudo para quem já perdeu a esperança, até porque são pessoas que estão desempregadas ou cortaram os laços familiares que podiam ser reatadas”.

“Os voluntários trazem esta alegria, energia e nova perspetiva para que as pessoas tenham uma segunda vida”, frisa.

Em todo o país, vão participar 350 voluntários na iniciativa Camp In. Segundo Simão Oom, desde 2010, a Just a Change já ajudou a reconstruir mais de 260 casas.

O dirigente frisa que o programa Camp In vai envolver voluntários de todo o país e estrangeiros para a reabilitação de um total de 55 casas para ajudar “pessoas que vivem em situações sem dignidade, isto é, sem casa de banho, sem água quente e cujo telhado deixa entrar água”.

“Nós estamos a fazer estas reparações com os nossos voluntários, que são mais de 350”, conclui.