Geral

23 de 08 de 2021, 15:43

Diário

Escola em Ventosa "fecha portas" por falta de alunos

Instituição de ensino vai ficar suspensa até voltar a ter mais crianças. Ainda assim, Agrupamento de Vouzela vai ter mais alunos no novo ano letivo

Escolas Covid

A Escola de Ventosa, no concelho de Vouzela, ficou suspensa por falta de alunos. O pedido foi feito pelo Agrupamento de Escolas local e pela Câmara Municipal ao Ministério da Educação.

O estabelecimento de ensino teria apenas duas crianças a estudar no novo ano letivo, mas a escola já não vai abrir as portas em setembro e as crianças serão transferidas para Vouzela. No último ano letivo, seis alunos frequentavam o espaço.

Raquel Ferreira, diretora do Agrupamento de Escolas de Vouzela, diz ao Jornal do Centro que, com apenas dois alunos a estudar em Ventosa, “era incomportável termos a escola em funcionamento”.

“O Agrupamento e o município pediu à tutela, nomeadamente em sede da rede escolar com a DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), para a escola ficar suspensa. Eventualmente, poderá reabrir quando tiver alunos interessados em frequentar”, afirma.

A responsável assume que esta situação já não é nova, uma vez que já aconteceu com outras escolas e jardins de infância, dando o exemplo do estabelecimento de Paços de Vilharigues, “que esteve também suspenso e reabriu há dois anos”.

Apesar da suspensão, Raquel Ferreira frisa que a Escola de Ventosa “tem boas instalações” e defende que a freguesia “ficaria com um equipamento ótimo já que vamos deslocar as crianças para Vouzela”.

Há 10 anos, chegaram a frequentar a escola mais de duas dezenas de alunos. Raquel Ferreira garante que Ventosa não tem falta de crianças, mas assume que os mais novos estão a frequentar os estabelecimentos de ensino de Vouzela.

“As crianças estão em Vouzela. Os meninos de Ventosa frequentam os jardins de infância e a escola do primeiro ciclo de Vouzela. Se os meninos frequentassem a Escola de Ventosa, eventualmente não ficava suspensa”, reconhece.


Há mais alunos a estudar em Vouzela

Apesar da suspensão da Escola de Ventosa, o novo ano letivo vai trazer mais alunos para as escolas do concelho de Vouzela.

Raquel Ferreira diz que esse crescimento se reflete “quer no pré-escolar de Vouzela, onde já temos esgotadas as duas salas de jardim, quer no primeiro ciclo”. “Aumentou uma turma no primeiro ciclo e outra no segundo ciclo, o que significa que temos sete turmas”, explica.

A diretora do Agrupamento de Escolas de Vouzela justifica este crescimento com a chegada de mais famílias vindas de outras zonas fora do concelho, nomeadamente “do estrangeiro, quer sejam imigrantes ou emigrantes, e de zonas urbanas que regressam às suas terras em Vouzela e na zona limítrofe”.

As aulas no novo ano letivo arrancam entre 14 e 17 de setembro.