Geral

29 de 06 de 2023, 16:18

Diário

Instituto de Apoio à Criança vai avaliar recreios das escolas de Viseu

Câmara de Viseu e Instituto de Apoio à Criança assinaram protocolo que prevê apoio técnico na melhoria dos espaços de recreio nas escolas primárias do concelho

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Viseu

A Câmara de Viseu e o Instituto de Apoio à Criança (IAC) celebraram na quarta-feira (28 de junho) um protocolo de colaboração que passa pelo apoio técnico na vistoria a recreios das escolas primárias.

O plano prevê também formação a técnicos e parceiros, além de consultoria no Eixo de Melhoria dos Espaços Escolares do projeto municipal Escola Ativa.

A autarquia salienta a importância desta colaboração com o IAC, que representa “uma mais-valia”, e lembra que o instituto desenvolve projetos vocacionados para a promoção da cultura do brincar junto das escolas primárias.

O projeto Escola Ativa promove a atividade física em jardins de infância e escolas do primeiro ciclo de Viseu e apela à sua prática “como um comportamento de vida diário, potenciando a criação de experiências positivas e contribuindo para ambientes mais saudáveis e estimular a cultura do brincar, entendida como prática não orientada, enquanto fator potenciador da aprendizagem e desenvolvimento holístico da criança”, explica a Câmara.

A parceria com o IAC, que decorre até ao final do próximo ano letivo (2023/2024), contempla a criação de um documento estratégico para projetos de melhoria dos recreios escolares, a dinamização de ações de formação e sensibilização com comunidades escolares e famílias, a emissão de pareceres técnicos sobre todas as propostas de projetos de intervenção e o apoio técnico nas vistorias aos recreios escolares.