Geral

13 de 04 de 2023, 16:02

Diário

Mais de 150 trabalhadores do Forum Viseu contestam trabalho no Domingo de Páscoa

Funcionários das lojas do centro comercial assinaram petição contra trabalho nos dias festivos. Administração diz que mantém "postura de diálogo" com lojistas e trabalhadores

forum viseu dia

Fotógrafo: D.R.

Mais de 150 trabalhadores das lojas do Forum Viseu subscreveram um abaixo-assinado contra a administração do centro comercial por terem sido obrigados a trabalhar no passado Domingo de Páscoa (9 de abril), nas horas normais de funcionamento do shopping. Apelam também a um horário mais reduzido ou mesmo ao encerramento do espaço em vésperas de ocasiões festivas como o Natal.

A petição, subscrita por 156 pessoas, refere que "não faz nenhum sentido manter o Forum aberto num dia de festa familiar, como o dia da Páscoa, e obrigar todos os trabalhadores a cumprir o horário completo de trabalho [das 10h00 às 22h00]”.

Os signatários defendem que o horário do Forum “poderia ter sido reduzido” no Domingo de Páscoa, “tal como fizeram outras grandes superfícies”, fechando as portas nesse dia às 18h00.

"O passado dia 9 de abril de 2023 demonstrou que não se justifica manter o centro comercial aberto no seu horário completo neste feriado, pois a afluência de clientes durante todo o dia demonstrou ser escassa. Consideramos por isso ser injusta esta gestão por parte da administração do Forum, que podia perfeitamente adotar exceções de folga para todos os lojistas e funcionárias nos dias de festa, como a véspera de Natal e a Páscoa”, referem na petição.

Os trabalhadores das lojas afirmam também que manter o Forum aberto aos domingos “já por si só não costuma ser compensador, dado o reduzido número de clientes e de vendas” e que a administração “teima” em manter o shopping aberto até às 22h00 de domingo a quinta-feira e até as 23h00 nas sextas e sábados.

Defendem também o “direito à vida familiar e social, ao descanso e ao lazer, como direitos garantidos na Constituição da República Portuguesa”.

“Assim, exigimos que os dias de festa (véspera de Natal e Páscoa) passem a ser, das duas uma: ou de horário reduzido, ou de encerramento total de todo o comércio, garantindo assim a defesa dos direitos laborais dos trabalhadores desta superfície comercial”, reivindicam.

Em resposta a administração do Forum Viseu garante que está a analisar o abaixo-assinado dos trabalhadores das lojas, “tendo em consideração o interesse de todas as partes, nomeadamente dos clientes, lojistas e dos próprios funcionários de lojas e prestadores de serviços”.

A direção do Forum refere ainda que mantém “uma postura de diálogo aberto com os seus lojistas e com os seus funcionários” e que os assuntos são discutidos “no âmbito das reuniões periódicas” da associação e das assembleias gerais de lojistas do centro comercial.

“Somos a favor do equilíbrio onde deverá, obviamente, ser compreendido que há direitos, mas também há deveres a cumprir. A disponibilização de serviços, alguns até únicos, é um dos deveres que o Forum Viseu se propõe a oferecer a quem recorre ao nosso centro comercial pela sua conveniência que há quase 18 anos serve a região”, acrescenta a administração.