Geral

28 de 03 de 2022, 14:30

Diário

Mangualde: professores são embaixadores de academia de matemática e ciências

Academia STEM Mangualde contará com professores e investigadores de universidades para promover a iniciativa

academia stem mangualde

Fotógrafo: D.R./Câmara de Mangualde

Vários professores e investigadores vão ser embaixadores do projeto Academia STEM Mangualde, promovido pela Câmara Municipal.

A novidade foi revelada na cerimónia da renovação do protocolo que garante a realização da iniciativa, decorrida recentemente no salão nobre dos paços do concelho.

A Câmara sublinha em nota que a iniciativa “consolida a continuação do projeto e o compromisso das entidades envolvidas em criar condições de excelência na educação das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, de uma forma integrada e agregadora”.

Por isso, nasceu a figura dos embaixadores, que consistem em professores e investigadores com currículo e especialização nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, segundo a Câmara de Mangualde.

Os embaixadores são Jaime Carvalho e Silva, da Universidade de Coimbra; Vítor Teodoro, da Universidade de Lisboa; Rui Vieira, da Universidade de Aveiro; Paulo Torcato, do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide; Ana Cláudia Cohen, do Agrupamento de Escolas de Alcanena, e Daniela Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A lista também inclui Louise Lima, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona; Honorata Pereira, da Escola Profissional de Oliveira do Hospital; Elsa Freitas, secretária regional da Educação, Ciência e Tecnologia da Direção Regional de Educação da Madeira, e Bento Cavadas, da Escola Superior de Educação de Santarém.

A renovação do protocolo contou com a assinatura das entidades parceiras que, além da Câmara, também incluem o Agrupamento de Escolas de Mangualde, a Direção-Geral de Educação, o Centro de Formação EduFor, a Universidade Católica e as empresas CBI – Indústria de Vestuário, Mangual Técnica-Indústria Metalomecânica e Patinter.

A Academi@ STEM Mangualde conta ainda com o apoio de novas empresas, que também assinaram o protocolo, entre as quais a Stellantis, a LoRin Network, a Costa Ibérica – Madeiras, a Fábulas Celestiais e a HR Protecção.