Geral

10 de 08 de 2021, 10:52

Diário

Morreu José Carlos Coimbra, vereador da Câmara de Tondela

Vereador em exercício morreu "após período de doença" aos 68 anos, revelou a autarquia. Foram decretados dois dias de luto municipal

jose-carlos-coimbra-tondela-rip

Morreu José Carlos Coimbra, vereador no executivo da Câmara de Tondela. O anúncio foi feito esta terça-feira (10 de agosto) pela autarquia. Tinha 68 anos.

José Carlos Coimbra morreu “após período de doença”, revelou o município que decretou dois dias de luto municipal para hoje e quarta-feira (dia 11).

A Câmara já manifestou condolências à família e aos amigos do vereador que assumiu funções executivas em 2019.

O vereador detinha os pelouros de segurança rodoviária, gestão do estaleiro municipal, serviços higieno-sanitários, cemitério municipal e iluminação pública. Já tinha feito parte do executivo da Câmara sem competências delegadas de 2013 a 2017 e foi deputado na Assembleia Municipal entre 2017 e 2019.

Natural de Vilar de Besteiros, era também empresário no ramo da metalomecânica e foi presidente da Junta de Freguesia local de 1993 a 2013, além de dirigente associativo.

Em reação à morte, o presidente da Câmara, José António Jesus, escreveu numa publicação nas redes sociais que se perdeu “um amigo, um homem de causas públicas e um defensor do nosso concelho” de Tondela.

“Foi nestes dois últimos anos que mais deu de si a causa pública, enquanto zeloso vereador da equipa a que muito me honra pertencer. É hora de tristeza e de dor”, acrescentou.

Já a presidente da concelhia do PSD de Tondela, Vera Machado, fala de um momento de “grande consternação” e de dor pela perda de um autarca que, diz, vai fazer falta ao concelho.

“É um militante, um amigo e uma ótima pessoa que se perde. O PSD fica mais pobre. Ele teve várias funções autárquicas na Junta de Freguesia de Vilar de Besteiros, na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal e era um militante ativo e altruísta que fez parte de várias comissões políticas”, afirmou.

Vera Machado acrescentou que José Carlos Coimbra era também um homem “que vibrava com o concelho de Tondela”. “Perdemos um dos nossos capitães”, rematou.

O funeral está marcado para quarta-feira em Vilar de Besteiros. O corpo estará em câmara ardente na Igreja Matriz de Vilar às 16h30 e a missa está marcada para as 18h00.