Geral

17 de 01 de 2023, 13:00

Diário

Mortágua investe 75 mil euros em bolsas de estudo para os alunos

Candidaturas estão abertas até sexta-feira. Apoios vão ser atribuídos a estudantes do secundário e superior

explicações escola alunos ano letivo genérico

Fotógrafo: D.R.

A Câmara de Mortágua vai atribuir 75 mil euros em bolsas de estudo para os alunos dos ensinos secundário e superior no atual ano letivo. As candidaturas já podem ser entregues até esta sexta-feira (20 de janeiro).

Os apoios visam apoiar os estudos dos alunos mais carenciados do concelho e minimizar as despesas. “A educação e formação são essenciais para o desenvolvimento económico e social do município, cabendo à autarquia uma especial responsabilidade nesta área, contribuindo para o acesso universal à educação, para uma efetiva igualdade de oportunidades e para uma maior justiça social”, refere.

A medida possibilita que os alunos de Mortágua “não se vejam impedidos, por razões económicas, de prosseguir os seus estudos com sucesso, sendo um fator de apoio e incentivo”.

“As razões económicas e sociais não podem ser um fator impeditivo ou condicionador do acesso e do sucesso educativo. É a nossa própria Constituição que o afirma, é um princípio estruturante do nosso Estado Social e decorre também da nossa Lei de Bases do Sistema Educativo”, lembra o presidente da Câmara, Ricardo Pardal, citado na nota de imprensa da autarquia.

As bolsas têm uma duração de 10 meses que equivalem ao ano escolar. Os apoios podem ser atribuídos em dez escalões, que vão desde os 60 até aos 300 euros por mês.