Geral

26 de 01 de 2023, 11:04

Diário

Professores de Penalva do Castelo de novo em greve

Foi o segundo protesto no espaço de três semanas. Desta vez as escolas não fecharam

greve professores Penalva do Castelo

Os professores do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo voltaram à greve. Já no dia 6 de janeiro, há três semanas, tinham paralisado em protesto contra as políticas do Governo.

Hoje, a greve não fechou qualquer escola e teve impacto sobretudo aos primeiros tempos da manhã na Secundária, onde tiveram aulas apenas nove turmas. A expectativa é que ao longo do dia, a normalidade seja reposta no estabelecimento de ensino.

Ao início da manhã mais de duas dezenas de professores concentraram-se em protesto à porta da Escola Secundária, a sede do agrupamento. À manifestação, e solidários com os docentes, juntaram-se também alguns alunos.

“Esta foi a segunda vez que um grupo de professores da escola se juntou para fazer greve este mês. Voltámos à greve porque consideramos que as nossas reivindicações não foram ouvidas pelo Ministério da Educação e achamos que devíamos manifestar o nosso desagrado novamente”, explicou Teresa Barras, uma das docentes em protesto.

“Os grandes desagrados têm a ver com as questões do recrutamento, com a forma dúbia do recrutamento que pode ter a ver com os perfis, com as quotas para o acesso aos escalões, com o facto de os nossos vencimentos não serem de acordo com aquilo que temos”, explicou, salientando que os professores estão também contra a avaliação, a burocracia, a falta de respeito pela classe docente e “tudo o que tem vindo a acontecer nas últimas décadas” na escola pública.

“Achamos que não somos respeitados pela sociedade porque o nosso próprio ministério não nos respeita”, criticou.

Os docentes de Penalva do Castelo avisam ainda que as greves não se ficam por aqui. A 7 e 11 de fevereiro vão voltar a paralisar para mostrar o sei desagrado ao Governo.