Geral

25 de 03 de 2023, 12:27

Diário

Recriação 'fiel' da Paixão de Cristo em Lamego com mais de 150 figurantes

O evento decorre este sábado à noite, na Avenida Dr. Alfredo de Sousa

paixão de cristo

Fotógrafo: Município de Caminha

A cidade de Lamego acolhe, pela primeira vez, a encenação da Paixão de Cristo, uma celebração que é feita pela Paróquia de São Bartolomeu de Tadim, da Diocese de Braga. O evento decorre este sábado à noite, na Avenida Dr. Alfredo de Sousa, no âmbito da Semana Santa de Lamego que congrega, este ano, um programa eclético de iniciativas religiosas, culturais e sociais.

De acordo com a organização, na encenação da Paixão de Cristo de Tadim "a comunidade inteira está envolvida numa obra em que o valor social e fé se encontram numa recriação coletiva que encena a última ceia, a conspiração e a traição de Judas, o jardim do Getsêmani, o julgamento e a condenação, o Calvário e a Crucificação”.
A dramatização das últimas horas da vida de Jesus, que decorre em quinze atos, conta com a participação de cerca de 160 pessoas, entre figurantes, organização e mecenas.
A Paixão de Cristo de Tadim envolve toda a paróquia que se transforma num grande teatro ao ar livre com elementos cenográficos arquitetónicos e orográficos, figuras fantasiadas, sugestões visuais, sonoras e espirituais.

Até à Páscoa, são várias as celebrações que estão programadas. A Sé Catedral recebe o concerto do grupo Iberian Ensemble no dia 31.

No Domingo de Ramos, 2 de abril, as missas decorrem na Sé Catedral às 10h00 e 11h30, na Igreja das Chagas às 10h00 e no Centro Paroquial de Almacave pelas 10h30. No dia da Quinta-Feira Santa, 6 de abril, vai ter lugar a Procissão das Sete Bandeiras e Sete Tribunais na Igreja das Chagas, às 21h30.

A Procissão do Senhor Morto acontece na Sexta-Feira Santa, 7 de abril, às 21h30 na Igreja das Chagas. A procissão será presidida pelo bispo de Lamego, D. António Couto.
No Sábado Santo, 8 de abril, há vigílias às 20h00 no Santuário dos Remédios e às 21h30 na Sé e em Almacave.

Por fim, no Domingo de Páscoa, há procissões e missas às 8h00 (Almacave), 8h30 (Sé) e 10h00 (Santuário dos Remédios). A ressurreição de Cristo será anunciada a partir das 10h00 numa visita pascal a todas as famílias da cidade de Lamego. Em Lalim, às 17h00, decorrerá a tradicional Queima do Judas.