Geral

23 de 11 de 2021, 17:13

Diário

Semana europeia em Viseu Dão Lafões assinalada com exposição

Região vai receber várias atividades relacionadas com a União Europeia até sexta-feira

centro europe direct exposição

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões está a assinalar esta semana a Europe Direct Week, que arrancou na segunda-feira (22 de novembro) e pretende dedicar-se à Europa.

A propósito desta iniciativa, o centro Europe Direct em Viseu inaugurou nesta terça-feira (23 de novembro) a exposição “Economia Europeia”.

Segundo refere em comunicado a CIM Viseu Dão Lafões, a mostra foi desenvolvida por estudantes da licenciatura em Economia da Universidade de Aveiro e pretende conduzir os visitantes “por um roteiro onde marcam presença os grandes temas e desafios com que o projeto de construção europeu se depara”, incluindo a bazuca do Plano da Recuperação e Resiliência, a neutralidade carbónica e a transição climática.

Na Europe Direct Week, a região Viseu Dão Lafões irá receber até sexta-feira (dia 26) várias atividades relacionadas com a União Europeia. As ações também irão decorrer na região de Aveiro.

O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, diz que o objetivo da semana é “envolver e consciencializar a comunidade local relativamente aos grandes temas e instituições da União Europeia”.

“Promovemos a aproximação dos temas europeus ao nosso território, tanto em formato físico, como nas plataformas digitais, ao convidar os cidadãos a tomarem parte no debate sobre o futuro da Europa”, acrescenta o dirigente.

A semana abriu com um dia aberto ao centro Europe Direct e será marcada “pela criação de um Espaço Europa em cada uma das bibliotecas que constituem a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões” com conteúdos e material relativo a diversas temáticas de âmbito europeu.

Também até sexta-feira, o site www.europedirect.cimvdl.pt mantém disponível o Espaço Aberto, “uma plataforma online onde os todos os cidadãos são convidados deixar o seu contributo para a Conferência sobre o Futuro da Europa”, acrescenta a nota da CIM.

O presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, refere que a exposição inaugurada hoje “é extremamente importante, na medida em que há um desconhecimento muito grande, por parte dos cidadãos, do que é a União Europeia”. “Esta exposição é uma forma muito eficaz de dar a conhecer aqueles que são os grandes temas da União Europeia”, acrescenta.