Geral

24 de 01 de 2023, 12:12

Diário

Tabuaço: Autarquia paga apoio a criadores de gado

Câmara de Tabuaço e Associação de Criadores de Gado da Beira Távora assinaram um protocolo de cooperação que garante o apoio aos produtores de bovinos, caprinos e ovinos

assinatura protocolo gado tabuaço

Fotógrafo: Câmara de Tabuaço

A Câmara de Tabuaço e a Associação de Criadores de Gado da Beira Távora assinaram na segunda-feira (23 de janeiro) um protocolo de cooperação que garante o apoio aos produtores de bovinos, caprinos e ovinos do concelho.

O município passa a pagar dois euros de apoio para ovinos e caprinos e dez euros para bovinos. O apoio será dependente do número de animais por cada produtor, entre outros fatores. O objetivo passa por apoiar a criação do gado em Tabuaço.

A medida beneficia “agricultores a título individual ou coletivo que exerçam uma atividade pecuária e sejam detentores de bovinos, ovinos e/ou caprinos devidamente verificados no Programa Informática de Saúde Animal e no Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas”, realça a autarquia.

O executivo municipal, presidido por Carlos Carvalho (PSD), considera que o protocolo assinado “baseia-se na inegável importância que a agricultura e pecuária têm para o concelho de Tabuaço, nomeadamente a produção de gado, à qual se somam as atuais e conjeturais dificuldades na área”.