Geral

22 de 02 de 2024, 17:00

Diário

Tabuaço quer retomar geminação com município de Itália

Objetivo passa por reativar a ligação entre os dois concelhos nomeadamente nas áreas histórica, cultural e económica

tabuaço em itália créditos câmara

A Câmara de Tabuaço quer retomar a geminação com a comuna de Chiaravalle, em Itália. O objetivo é reativar a ligação entre os dois concelhos nomeadamente nas áreas histórica, cultural e económica.

A ideia partiu do presidente da Câmara, Carlos Carvalho, que esteve recentemente em Chiaravalle e participou uma reunião no Comité das Regiões da União Europeia.

O autarca foi recebido pela sua homóloga, Cristina Amicucci, e pelo presidente da Assembleia Municipal, Stefano Tanfani, além de uma delegação no âmbito da geminação e interculturalidade.

Tabuaço e Chiaravalle estão geminadas desde 2001. Na altura, lembra a Câmara de Tabuaço em comunicado, foram encontradas semelhanças históricas, culturais e económicas entre os dois municípios “nomeadamente a presença nos dois territórios dos Monges da Ordem de Cister, a cultura do vinho e a forte presença granítica a nível arquitetónico”.

Na sua visita oficial, o presidente da autarquia de Tabuaço, Carlos Carvalho, fez “um reconhecimento local dos elementos que justificam manter e revitalizar esta geminação”.

“Tratando-se de um intercâmbio bilateral é, por si, um instrumento de aproximação de extrema importância na criação de relações e mecanismos protocolares, essencialmente a nível económico e cultural entre os dois concelhos”, acrescentou o autarca que regressou recentemente à Câmara.