Geral

27 de 05 de 2022, 11:22

Diário

Viseu: Verão no Parque arranca com encontro de poesia

Encontro Internacional de Poesia vai marcar o início do evento que decorre até julho. Concertos, teatro, dança e gastronomia estão entre as principais atrações

parque aquilino ribeiro carrossel

Fotógrafo: D.R.

Arranca esta sexta-feira (27 de maio) a iniciativa "Verão no Parque", organizada pela Câmara de Viseu. O evento terá como palco principal o Parque Aquilino Ribeiro e decorrerá até 31 de julho com concertos, dança, teatro, yoga, atividades para os mais novos e gastronomia.

A estreia é marcada pelo primeiro Encontro Internacional de Poesia, que vai decorrer até domingo (dia 29). A abertura oficial terá lugar pelas 18h00, no Rossio, com a escritora lusófona Olinda Beja a declamar poemas, acompanhada por um músico de São Tomé e Príncipe.

Nesta noite de estreia, o Adro da Sé vai receber, pelas 21h00, o DJ The Boss, seguido do músico Tilhon, que atuará acompanhado pela Tunadão 1998 e pelas Cavalhadas de Vildemoinhos.

Por causa desta atuação, o trânsito no centro histórico ficará condicionado a partir das 19h30, nomeadamente na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, na Praça D. Duarte, na Rua do Adro e na Travessa da Misericórdia. A Polícia Municipal será responsável por fazer o corte.

De resto, neste Encontro Internacional de Poesia, que decorre na Incubadora de Indústrias Criativas do centro histórico, a agenda para o fim de semana traz leituras de poemas e sessões de autógrafos com autores do distrito de Viseu (sábado das 9h30 às 12h00).

Também estão previstos dois debates em torno do universo da poesia, sobre as novas tendências poéticas (sábado às 14h00) e o significado das palavras (domingo às 9h30), com a participação de autores de Portugal, São Tomé, Brasil e Moçambique.

Agendada está ainda a apresentação de dois livros: "Vitral", de Ana Vidal, e "Outros Conflitos", de Margarida Faro, às 11h00 de domingo. A iniciativa era um sonho de Teresa Adão, diretora da editora Edições Esgotadas. A responsável pelo evento disse que, com este evento, Viseu quer ser a “capital da poesia”.

Já no “Verão no Parque”, o Parque Aquilino Ribeiro vai abrir portas à gastronomia, ao Mercado das Boticas e a toda a sua programação. No sábado (dia 28), a agenda terá como destaques as "Histórias em Movimento" contadas pela Livraria Itinerante Am'arte (17h00), o espetáculo “Saligia” da companhia ArDemente e o concerto do grupo Com Cordas (21h00).

Já no domingo, vai ser apresentada a peça “Trapos com Histórias Musicais”, de Saphir Cristal (17h00), e uma nova sessão de “Saligia” (18h00).

A maioria dos eventos vai acontecer no Parque da Cidade, que também recebe até 5 de junho a botica do Mercado do Livro. O objetivo é diversificar a oferta da programação cultural, destacou Leonor Barata, vereadora da Cultura na Câmara de Viseu. “A nossa ideia era promover uma programação abrangente e eclética, no sentido de ser transversal às diversas faixas etárias”, disse.

As iniciativas do “Verão no Parque” incluem a Festa das Freguesias, o Festival de Jazz, espetáculos musicais, teatro, dança, atividades para crianças e yoga. O evento termina a 31 de julho, decorrendo sobretudo às sextas-feiras, sábados e domingos.