Geral

03 de 03 de 2023, 15:29

Diário

Freguesias e Câmara de Viseu assinam protocolos no valor de 450 mil euros

Limpeza das estradas municipais e a gestão, conservação e reparação dos percursos pedestres entre a transferência de competências

assinatura freguesias viseu

Fotógrafo: Câmara de Viseu

A Câmara de Viseu assinou recentemente os novos protocolos de delegação de competências com as juntas de freguesia do concelho, no valor de mais de 450 mil euros.

A autarquia atribuiu às 25 freguesias do concelho várias competências, nomeadamente a limpeza das estradas municipais e a gestão, conservação e reparação dos percursos pedestres, que irão implicar maior investimento por parte das juntas.

A autarquia também entregou às freguesias as responsabilidades pela reparação de equipamentos nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo, pela gestão, conservação e reparação de equipamentos desportivos e circuitos de BTT e a limpeza de vias, sarjetas, sumidouros e da antiga Linha do Vouga.

Entre as competências transferidas estão também a atribuição de placas toponímicas nas ruas, o fornecimento de lenha para escolas e a reparação e conservação de fontes.

“A delegação de competências para as Juntas de Freguesias é uma medida fulcral para o crescimento e desenvolvimento homogéneo do nosso concelho, levando financiamento e apoio sustentado a todos os cantos do nosso território”, disse o presidente da Câmara, Fernando Ruas.

O autarca social-democrata admitiu ainda que a proximidade das juntas com as populações “é muito maior e fundamental para conseguirmos dar resposta ao maior número de ocorrências, de uma forma eficiente”.