Geral

28 de 05 de 2021, 16:09

Diário

Vítimas de Pedro Dias ainda não receberam indemnizações

Homicida de Aguiar da Beira tinha de pagar 500 mil euros, mas não tem bens em seu nome, segundo a Justiça

pedro dias

As vítimas dos crimes cometidos por Pedro Dias, em outubro de 2016, e os seus familiares ainda não receberam as indemnizações a que tinham direito.

A Justiça declarou que o homicida de Aguiar da Beira não tinha bens em seu nome, avançou esta sexta-feira (28 de maio) o jornal Correio da Manhã. Em causa, estão 500 mil euros de indemnizações por pagar.

Pedro Dias foi condenado em 2018 a 25 anos de prisão pelos crimes cometidos em Aguiar da Beira em 2016. Preso há cinco anos, está agora a tirar uma licenciatura em História, uma iniciativa que é entendida pelo Estado como forma de reabilitar e evitar o regresso ao crime.

Maria de Fátima, mãe de Liliane Pinto, uma das vítimas de Pedro Dias, considerou que a Justiça tem falhado em todas as partes neste processo. “Não tenho esperança”, disse em declarações à TVI.

A mãe de Liliane Pinto disse ainda que esperava “receber algum dinheiro". "Fui eu que paguei as custas (processuais) do Tribunal e ao advogado com uma boa quantia e ele [Pedro Dias] está na cadeia a estudar às nossas custas”, contou.

Maria de Fátima lamentou ainda que a família de Pedro Dias, considerada uma das mais ricas da zona de Arouca, não tivesse pago as despesas correntes ao processo judicial.

“Se eles são tão ricos, porque não pagaram as custas do tribunal? Porque é que tive que pagá-las?”, interrogou.

Também o militar da GNR, António Ferreira, que sobreviveu aos crimes, e Dulce da Conceição, a irmã de Lídia, a mulher que foi sequestrada por Pedro Dias, reclamaram da falta do pagamento das indemnizações.

Pedro Dias deverá ainda renunciar à herança dos familiares que passará diretamente para os filhos. Em liberdade, para poder usufruir da fortuna, dependerá da família. Segundo o Correio da Manhã, não existe nenhuma hipótese de as vítimas e seus familiares receberem as indemnizações.

O homicida está agora preso em Coimbra.