Geral

31 de 07 de 2021, 08:43

Autárquicas'21

Autárquicas: surpresas em Viseu, fim do PSD em Mortágua e exportação para Tabuaço

Os nomes não estão todos anunciados, mas a partir desta segunda-feira, 2 de agosto, quem são os candidatos, a que concorrem e quais os partidos, tudo fica-se a saber com a obrigatoriedade da publicação das listas autárquicas nos tribunais

eleições autárquicas logo

Mota Faria repete a candidatura como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Viseu pelo PSD e Pedro Alves também continua a fazer parte dos escolhidos para este órgão autárquico. A surpresa nas listas para as eleições de 26 de setembro, e que terão de ser apresentadas em tribunal até 2 de agosto, está na presença do jovem de Viseu Hugo Carvalho, atual deputado na Assembleia da República eleito pelo Porto e conhecido por ser “muito próximo” do presidente do Partido, Rui Rio. Cristina Paula, presidente da Viseu Marca, também está na lista.

Já na lista para o executivo, e que é liderada por Fernando Ruas, é certa a presença do atual vice-presidente, João Paulo Gouveia. De fora ficaram as especulações de que Pedro Alves, atual deputado no Parlamento, faria parte da lista, mas ainda há quem fale em presenças como Guilherme Almeida, que foi já vereador durante mandatos de Fernando Ruas e Almeida Henriques, o presidente da Câmara que morreu em exercício, vítima de covid-19.
Ainda no PSD, está desfeito o tabu em Tondela. José António Jesus e António Leitão Amaro protagonizam as candidaturas para as próximas eleições autárquicas. O primeiro quer fazer o terceiro e último mandato; o segundo, que é filho de uma antiga vereadora da autarquia, dá a cara agora a nível local, depois de já ter assumidos funções governativas nacionais.

Só agora José António Jesus assumiu publicamente a candidatura à Câmara para as eleições de 26 de setembro. Apesar de ter sido anunciado pelo PSD quase no início do ano, há quem tenha projetado a sua desistência por causa do processo judicial em que está envolvido e que ainda estar a ser julgado.


E por falar em desistência, pela primeira vez, o PSD não apresenta uma candidatura em Mortágua. Júlio Norte, o atual presidente da Câmara eleito pelos sociais-democratas, desistiu esta semana. Os sociais-democratas ficaram na mão e dizem que a tão pouco tempo das eleições não têm como preparar uma candidatura.

E tardiamente, mas já no Tribunal, estão as listas do PS a Tabuaço e a Sernancelhe, dois municípios onde os socialistas estavam com dificuldade em encontrar candidatos. No primeiro município, o protagonista vai ser o ex-enfermeiro diretor do Hospital de Viseu, Carlos Portugal. Nas últimas eleições, em 2017, Carlos Portugal foi eleito deputado do PS na Assembleia Municipal de Viseu. O agora candidato à autarquia de Tabuaço diz que ambicionar conquistar o município hoje governado pelo PSD e pelo CDS.

Já em Sernancelhe, os socialistas apresentaram o candidato mais novo do partido. Luis Miguel Lopes, de 23 anos, Os socialistas ambicionam conquistar a autarquia governada há vários anos por maiorias do PSD, depois de nas últimas eleições em 2017 terem obtido apenas 18,15 por cento dos votos. As pessoas e as empresas são as grandes preocupações do candidato, que revelou que o convite surgiu da Federação de Viseu do partido, apesar de ter origens em Trancoso.

Em Viseu, o PS segue caminho com João Azevedo que já teve a sua apresentação oficial com a presença de António Costa e espera-se para este sábado, para a inauguração da sede de campanha, a presença do ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos. Além de José Chaves, Vítor Oliveira e Marta Rodrigues, na lista para a câmara, e João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto, com cabeça de lista para a Assembleia Municipal.

Os nomes não estão todos anunciados, mas a partir desta segunda-feira, 2 de agosto, quem são os candidatos, a que concorrem e quais os partidos, tudo fica-se a saber com a obrigatoriedade da publicação das listas autárquicas nos tribunais.