Geral

28 de 05 de 2023, 08:48

Lifestyle

Almanaque: A homenagem justa

Principais acontecimentos registados no dia 28 de maio, Dia Internacional do Brincar, Dia Nacional da Gastronomia, Dia Missionário dos Doentes, Dia Nacional do Folclore Português, - Dia Nacional dos Bombeiros e Dia Mundial da Saúde da Mulher:

Bombeiros em incendio de mangualde

Fotógrafo: Igor Ferreira

1871 – Acaba a Comuna de Paris, derrotada pelas forças de Versalhes, depois de dois meses e dez dias de luta.

1884 – Abre o Jardim Zoológico de Lisboa.

1903 – É inaugurada a iluminação elétrica de Lisboa.

1911 - Eleições para a Assembleia Constituinte da I República.

1926 - Golpe militar em Portugal comandado pelo general Gomes da Costa, com Mendes Cabeçadas e Óscar Carmona. A I República é derrubada. O carácter da ditadura seria acentuado com a instauração do Estado Novo.

1933 - O partido nazi alemão vence as eleições na cidade de Danzig.

1936 - Anastasio Somoza assume o poder na Nicarágua.

1940 - II Guerra Mundial. Rendição da Bélgica à Alemanha de Hitler.

1945 – Manifestações em Lisboa, Porto, Alenquer, Setúbal, Évora, Santarém, Almeirim, Alhos Vedros, Seixal, Almada, Barreiro e Cova da Piedade de regozijo pela vitória aliada, na II Guerra Mundial e de crítica à ditadura do Estado Novo, a que conduziu o golpe de 28 de maio de 1926.

1946 – Publicação do documento "O MUD e o 28 de Maio", do Movimento de Unidade Democrática.

1948 – Inauguração do funcionamento do sistema de jogos de água e luz da Fonte Luminosa em Lisboa

1952 - É inaugurado o Estádio das Antas, no Porto.

1961 – Última viagem entre Paris e Bucareste do comboio Expresso do Oriente, depois de 78 anos de atividade.

- Nasce a Amnistia Internacional. A sua criação tem origem numa notícia publicada no jornal inglês "The Observer" em que é referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado “Viva a Liberdade!” na via pública. O advogado britânico Peter Benenson lança então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos.

1963 – Cai o teto em betão da estação ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa. Morrem 49 pessoas e cerca de quarenta ficam feridas.

1964 - É criada a Organização de Libertação da Palestina (OLP).

1975 – Fundação da Comunidade Económica da África Ocidental.

1977 – Definição do limite das 200 milhas, para efeitos de pesca, nas águas territoriais portuguesas.

1979 – O Egito abre os corredores aéreos para Israel.

1986 – Morre, aos 23 anos, o ciclista italiano Emilio Ravasio, durante a Volta a Itália.

1987 – O primeiro transplante de medula óssea realizado em Portugal, pelas mãos do professor Manuel Abecassis no IPO de Lisboa

1998 - O telescópio espacial Hubble capta a imagem de um planeta fora do sistema solar.

1999 - A Jugoslávia aceita o plano do G8, que prevê a retirada militar do Kosovo, o regresso dos refugiados e o envio para a província de uma força internacional.

2001 - O Conselho de Ministros da UE aprova a criação de uma rede europeia para prevenção da criminalidade.

2003 – O primeiro-ministro Durão Barroso, apresenta a proposta de Lei de Bases da Educação, que aumenta a escolaridade obrigatória de nove para 12 anos.

- A CIA assegura que não foram detetados quaisquer vestígios de agentes biológicos no Iraque.

Morre, aos 86 anos, o cientista Ilya Romanovich Prigonine, Prémio Nobel da Física em 1977.

2004 – Inicia o primeiro Festival Rock in Rio-Lisboa, no Parque da Bela Vista, Lisboa.

2005 - Cimeira Ibero-Americana em Guimarães. Portugal e Espanha decidem propor à União Europeia o relançamento de negociações com o Mercosul.

- Morre, com 84 anos, Jean Négroni, ator francês, fundador do Festival de Avignon.

2006 – Díli, em Timor-Leste, é palco de novos confrontos armados que conduzem à destruição de habitações e instalações de comércio e serviços. Militares contestatários exigem a demissão do governo de Mari Alkatiri.

- A fundadora do Instituto das Religiosas de Jesus Maria José, Rita Lopes de Almeida, é beatificada na Sé de Viseu, a cerimónia é presidida pelo cardeal José Saraiva Martins.

2007 - O Prémio Jacques Delors de 2007 é atribuído a Vitória Cardona e a Patrícia Fragoso Martins, pelas obras “Educar para a Cidadania Europeia, Realidade, Desafio ou Utopia” e “Da Proclamação à Garantia Efetiva dos Direitos Fundamentais”.

- O encenador Joaquim Benite, diretor do Teatro Municipal e do Festival de Almada, é distinguido pelo Governo francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

- Morre Eduard Pons Prades, escritor e historiador espanhol, autor de várias obras sobre a Guerra Civil de Espanha. Tinha 87 anos.

2009 - O projeto de lei do PS sobre os direitos dos doentes à informação e ao consentimento informado (Testamento Vital) é aprovado no Parlamento com os votos contra do PSD, CDS-PP e de uma deputada socialista e a abstenção do Bloco de Esquerda.

- Morre, aos 72 anos, Armando Rocha Trindade, fundador da Universidade Aberta.

2011 – Morre, aos 62 anos, o antigo internacional português de andebol Manuel Brito.

2012 – Morre Rui de Medina, embaixador que chefiou a delegação portuguesa que negociou a transferência da soberania de Macau para a China. Tinha 87 anos.

2013 – O Tribunal Constitucional declara inconstitucionais todas as normas referidas no pedido de fiscalização preventiva do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a respeito do estatuto das entidades intermunicipais e da transferência de competências do Estado para as autarquias locais.

2014 – Morre, com 86 anos, Maya Angelou, poetisa norte-americana e militante dos direitos cívicos.

2016 - Morre, aos 92 anos, Giorgio Albertazzi, ator e encenador italiano, conhecido pela peça “Memórias de Adriano, que correu o mundo a partir de 1989.

- Morre, aos 92 anos, Vicente da Câmara, fadista com mais de 60 anos de carreira e conhecido pelo fado “Moda das tranças pretas”.

2018 - A Autoridade da Concorrência (AdC) rejeita os compromissos apresentados pela Altice para a aquisição da Media Capital por entender que "não protegem os interesses dos consumidores, nem garantem a concorrência no mercado".

- Morre, aos 93 anos, a cantora e atriz espanhola Maria Dolores Pradera.

2019 – Morre, aos 54 anos, Kamel Eddine Fekhar, médico e militante argelino dos direitos humanos e da causa mozabita, uma minoria berbere da Argélia.

2020 – A Assembleia Popular Nacional (APN), órgão máximo legislativo da China, aprova, por maioria, a proposta de lei de segurança nacional de Hong Kong

- O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, anuncia a segunda prorrogação do estado de emergência.

- Nove dos arguidos pela invasão à Academia do Sporting, em Alcochete, são condenados a prisão efetiva e 28 a penas suspensas, por crimes de ameaça agravada e ofensa à integridade física.

- O antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho é absolvido de todos os crimes no caso da invasão à Academia do clube, em Alcochete, em 15 de maio de 2018, no processo que decorreu no Tribunal de Monsanto, em Lisboa.

2021 - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprova o uso da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 em adolescentes dos 12 aos 15 anos.

2022 - O social-democrata Luís Montenegro é eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vence as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcança apenas 27%.