Geral

11 de 07 de 2021, 08:07

Lifestyle

Os projetos e as práticas da Academi@ STEM em livro

Projeto inovador de desenvolvimento curricular local, único em Portugal

academia stem

A Academi@ STEM Mangualde lançou o livro, composto por dois volumes “Modelo inovador para a promoção do sucesso escolar a nível local” e “Atividades letivas interdisciplinares do pré-escolar ao 3º Ciclo”, no canal Youtube da Academi@.

Cada volume tem um propósito claro. O primeiro visa apresentar o projeto, equipa, metodologia e envolvidos, já o segundo é resulta de uma seleção de atividades letivas STEM desenhadas e implementadas pelas equipas da Academia, para o Pré-Escolar, 2º, 5º e 7º anos.

“É o resultado de um trabalho diferenciador, a Academi@ STEM Mangualde é um projeto inovador de desenvolvimento curricular local, único em Portugal, que integra uma equipa de apoio técnico e científico do Município de Mangualde, equipas educativas do Agrupamento de Escolas de Mangualde, o Centro de Formação EduFor e diversos parceiros locais e nacionais (empresas, cooperativas, associações, instituições do ensino superior, Direção-Geral da Educação)”, como refere Fábio Ribeiro, coordenador do projeto.

O desafio passou ainda por um design exclusivo, com ilustrações capazes de envolver os mais jovens, usando toda uma linha iconográfica própria do projeto. Os livros apresentam ainda a particularidade da interação digital com o site e com as atividades, permitindo aos professores e alunos um acesso rápido às atividades em formato digital.

Para João Fernandes, consultor pedagógico do projeto, “é fundamental dar a conhecer projetos e práticas diferenciadoras, permitindo aos professores uma abordagem pedagógica inovadora junto dos seus públicos, assim o livro é de livre distribuição e circulação”. O livro encontra-se disponível em formato e-book presente no site da academia.