Geral

26 de 03 de 2023, 09:00

Lifestyle

Tunas mistas voltam a tocar em Viseu de 21 a 23 de abril

A tuna da Escola Superior de Saúde, Viriatuna, anunciou a décima edição do festival de tunas mistas Viriatus

viriatuna

Fotógrafo: Facebook/Viriatuna - Tuna Académica Da Escola Superior De Saúde De Viseu

A Viriatuna – Tuna Académica da Escola Superior de Saúde de Viseu realiza, de 21 a 23 de abril, a décima edição do festival de tunas mistas Viriatus.

O primeiro dia será marcado por uma noite de serenatas, no Museu Nacional Grão Vasco. Já no dia 22 realizar-se-á o festival na Aula Magna do Instituto Politécnico, contando mais uma vez com a participação de tunas de todo o país.

A Viriatuna nasceu em 2004 e, desde então, é formada por enfermeiros e estudantes da Escola Superior de Saúde, que “procuram levar a sua história, os valores e os costumes da cidade de Viseu até todos os pontos do país e do mundo”.

“Desde a sua fundação, a Viriatuna tem obtido diversos prémios nos diferentes festivais que vão ocorrendo pelo nosso país a fora. Com um crescimento gradual e algum esforço, os atuais membros desejam continuar a obra até aqui construída, com diferentes objetivos, mas principalmente mais audazes”, refere a tuna anfitriã.

A ideia remonta a 2002, quando foi formada a tuna Sotúlia. Após alguns meses de trabalho, a Sotúlia estreou-se a 17 de Julho de 2003 na então Escola Superior de Enfermagem de Viseu. A partir desse momento muitas atuações foram surgindo. Em 2004, nasce a Viriatuna.

As tunas têm uma história rica e antiga que remonta ao século XIX, quando surgiu a primeira tuna organizada em território ibérico, a de Compostela (Galiza), em 1876. As tunas chegaram a Portugal na Universidade de Coimbra, em 1888, mas só foi nos anos 80 quando o fenómeno se popularizou em todo o país com a formação de vários grupos de estudantes vestidos a rigor com as vestes tradicionais da sua universidade ou instituto politécnico, com identidade, organização, regras e hierarquias próprias.

Os festivais de tunas multiplicaram-se e há agora eventos que juntam grupos ibéricos e da América do Sul e também formações de outros países europeus que também começaram a incorporar esta tradição.