A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
Os Bombeiros Voluntários de Lamego vão avançar com uma segunda equipa de intervenção permanente.
A corporação anunciou esta sexta-feira (3 de setembro) que a criação da equipa, protocolada com a Câmara Municipal, já foi homologada pelo ministro da Administração Interna.
Ao abrigo da nova equipa, que “estará em breve ao serviço da população”, serão contratados cinco novos operacionais.
Em comunicado, os Voluntários de Lamego referem que a articulação das duas equipas de intervenção permanente “irá permitir alargar o período de prevenção e intervenção sempre que forem solicitados dentro das suas atribuições”.
Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Associação Humanitária, Hélder Santos, justifica a criação deste novo grupo de operacionais com a falta de voluntários na corporação.
“Sentimos, como com a generalidade dos corpos de bombeiros, que há cada vez menos voluntariado. Portanto, nós temos cada vez maior dificuldade em assegurar a prevenção e o socorro nas 24 horas do dia. Só fazemos isto com os nossos trabalhadores, que são poucos, e os recursos humanos têm um peso muito grande na nossa estrutura”, explica.
O dirigente defende que, com a nova EIP, “conseguimos dar melhor resposta mais pronta e evitarmos algumas recusas por falta de recursos, sobretudo no socorro e na emergência pré-hospitalar”.
Os Bombeiros Voluntários de Lamego vão recrutar em breve, devendo a nova EIP entrar ao serviço até ao final do ano. “Vamos publicar o aviso de concurso na próxima semana, mas acredito que se sucederá no máximo dentro de dois meses”, acrescenta Hélder Santos.
Além disso, a corporação deu esta sexta-feira início à atividade de uma nova ambulância de socorro equipada com um aparelho desfibrilhador e outros equipamentos que, segundo a instituição, “permitirá melhorar significativamente a capacidade de resposta no socorro à população do concelho de Lamego”.
Bombeiros de Lamego vão ter nova equipa de intervenção permanente. A corporação tinha assinado em agosto com a autarquia local um protocolo de colaboração em que os Voluntários iam receber apoios de cerca de 240 mil euros.