150222162410a5acd10af7437f7443ec5aedb0679082eb8c10ee
Press_010_Foto
190724170443d0761c2c129b4cf246e8218aaef4b734e81c923f
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25

No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…

11.01.25

por
André Rodilhão - Destak Imobiliária

 As vantagens de recorrer a empresas especializadas

por
Eugénia Costa e Jenny Santos

 Depressão: Quebrar o Silêncio
Home » Notícias » Diário » Novo presidente do Politécnico quer mais envolvência com a região

Novo presidente do Politécnico quer mais envolvência com a região

pub
 Novo presidente do Politécnico quer mais envolvência com a região
29.06.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Novo presidente do Politécnico quer mais envolvência com a região
16.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Novo presidente do Politécnico quer mais envolvência com a região

O recém-eleito presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), José Costa, diz que quer um instituto a envolver-se cada vez mais com a região. A tomada de posse deve acontecer em setembro.

O professor da Escola Superior de Saúde foi eleito presidente esta terça-feira (29 de junho) na última reunião do Conselho Geral do Politécnico. Dos 30 elementos do órgão superior da instituição de ensino superior, 23 votaram a favor de José Costa.

O novo presidente irá assim suceder a João Monney Paiva, o atual presidente do IPV que obteve apenas sete votos no seio do Conselho Geral e que vai ter de deixar o cargo após quatro anos na liderança.

Em declarações ao Jornal do Centro, José Costa mostrou-se satisfeito com a vitória, mas realçou que o mais importante para si é a instituição.

“Este foi um percurso longo que termina hoje com a eleição, sendo que os conselheiros votaram no sentido de eu ser eleito presidente. Naturalmente eu estou satisfeito, mas sei da responsabilidade que tenho pela frente e do que tenho de fazer para ter um instituto unido junto da comunidade onde está inserido e da diáspora portuguesa”, afirmou.

Ao Jornal do Centro, José Costa não revelou quem o vai acompanhar na presidência do IPV. No entanto, o novo presidente disse não antecipar problemas na transição de poderes, esperando que tal decorra “de uma forma natural”.

“Eu conheço as pessoas (da atual direção) porque querem o bem do Instituto com todos os processos e tudo o que está em curso para darmos continuidade e porque temos esta responsabilidade enquanto instituição para com as empresas, as universidades e os institutos. Iremos fazer a transição de uma forma plena porque o Instituto está acima de tudo”, garantiu.

José Costa defendeu que o IPV tem de estar disponível para colaborar com todas as entidades para abrir oportunidades aos alunos e aos professores e também para abrir caminho à investigação.

“Tem de haver um sentido recíproco que é muito importante porque o Instituto tem a consciência da importância no território e porque tem de estar disponível para colaborar com as empresas e as instituições seja na investigação e na inovação ou seja para ter os seus professores e estudantes disponíveis para o território”, afirmou.

O novo responsável defendeu ainda uma “corresponsabilidade no dia-a-dia do Instituto” envolvendo as empresas e as instituições com vista a colaborar na formação dos estudantes “porque são eles que vão estar amanhã no mercado do trabalho e quanto mais competências terem, melhor”. “É esse o nosso desejo”, rematou.

José Costa destacou também a necessidade de criar relações com as autarquias, as comunidades intermunicipais e as escolas secundárias e profissionais, no sentido de capitalizar a vinda dos estudantes para o IPV.

O novo presidente, que já ocupou o cargo de vice entre 2009 e 2017, justificou a sua candidatura com os apelos da comunidade académica. José Costa foi eleito para o quadriénio 2021-2025.

O Jornal do Centro tentou contactar o atual presidente do Politécnico de Viseu, Monney Paiva, mas sem sucesso.

 Novo presidente do Politécnico quer mais envolvência com a região

Outras notícias

pub
 Novo presidente do Politécnico quer mais envolvência com a região

Notícias relacionadas

Procurar