Smiling man in a white sports jersey with a crest, holding a banner in a blurred background.
ip3 4
Massive cloud of smoke and dust rising from a building behind trees along a highway, seen from a moving vehicle
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Desporto » “O quinto lugar da Raquel é como se fosse uma medalha ou o título”

“O quinto lugar da Raquel é como se fosse uma medalha ou o título”

António Lucas, pai e treinador de Raquel Lucas, defende que o processo é o mais importante e que os títulos vão chegar. Atleta de sete anos foi ao Campeonato da Europa de Taekwondo, na Albânia. Trouxe um quinto lugar para Portugal e, garante o pai, demonstrou “vontade de fazer melhor”

Carlos Eduardo Esteves
 IPMA prevê tempo mais fresco até domingo
14.11.24
fotografia: Taekwondo Clube do Dão
partilhar
 IPMA prevê tempo mais fresco até domingo
14.11.24
Fotografia: Taekwondo Clube do Dão
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
 “O quinto lugar da Raquel é como se fosse uma medalha ou o título”

A atleta Raquel Lucas, do Taekwondo Clube do Dão, ficou em quinto lugar no Campeonato da Europa de Taekwondo. Na bagagem até à Albânia levou esperança, nas malas de volta a Portugal, diz o pai da jovem atleta, trouxe vontade de fazer mais e aceitou o resultado. “A minha grande preocupação era poder haver um momento de quebra por causa da pressão. Achei que pudéssemos estar a dar um passo grande. Fiquei muito surpreendido com a reação dela aos resultados. Percebeu que perder também faz parte. E é sobretudo que temos de passar para os jovens: há a vitória e a derrota e que ficamos felizes a ganhar e tristes a perder. Mas faz parte do processo”, enfatiza António Lucas, mestre no clube de Penalva do Castelo.

Raquel foi eliminada nos quartos de final de uma prova que decorreu com eliminatórias. “O início da competição correu bem só que, nos quartos de final, os favoritos começaram a aparecer. A Raquel enfrentou uma atleta sérvia, já um ano mais velha, com mais experiência e foi eliminada. Essa atleta ganhou a competição. Inclusive falei com os treinadores dela para entender os treinos que fazia”, explica o treinador.

Assumindo que “ser pai e treinador” é uma “missão delicada”, António Lucas sublinha que “é preciso equilíbrio emocional para conseguir gerir bem a performance neste tipo de competições”. “Foi a primeira competição internacional da Raquel e este é o segundo ano de competição dela. E estreou-se no maior evento que há para estas faixas etárias. Noutro país, sento tão nova, a prestação foi muito positiva com um quinto lugar”, complementa António Lucas.

Clube está a crescer e importante foi a Raquel ter ultrapassado o desafio na Albânia, frisa António Lucas

O mestre de taekwondo lembra que “há países que especializam logo os mais pequenos numa determinada modalidade”, mas mostra-se contra essa decisão. “Acho que devemos dar mais abrangência enquanto são novos e, depois, especializam-se numa fase mais adulta. Noutros países a formação é precoce, com muito rigor, com horários, quase parecem na tropa, e isso depois reflete-se nos resultados”, reconhece.

António Lucas deixa a garantia de que, com estes resultados e participações, o Taekwondo Clube do Dão “está sempre a subir” e assegura que “este quinto lugar soube tão bem como se fosse uma medalha ou um título”. “No clube consideram que o resultado é excelente, a nível distrital e nacional, também. No entanto, para mim, é sobretudo importante ela ter ultrapassado este desafio, passar pelo processo e ter vontade de fazer melhor”, revela.

Os European Kids Championships decorreram na Albânia. Com apenas sete anos Raquel Lucas estreou-se num dos maiores palcos internacionais da modalidade.

pub
 IPMA prevê tempo mais fresco até domingo

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 IPMA prevê tempo mais fresco até domingo

Notícias relacionadas

Procurar