PSP
AUTARQUICAS 26
Alves-Martins
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Colunistas » Os novos populismos, a caminho de uma “povocracia”

Os novos populismos, a caminho de uma “povocracia”

 Os novos populismos, a caminho de uma “povocracia” - Jornal do Centro
15.09.25
partilhar
 Os novos populismos, a caminho de uma “povocracia” - Jornal do Centro

As Conferências Beira (Verão) deram á luz mais este tema a 13 de Setembro nesta nau comandada por Manuel Maria Carrilho, Henrique Monteiro e Eduardo Pinto. Foram convidados Ivo Diamanti, um mundialmente reconhecido sábio nestas matérias e três dos nossos cientistas (Alexandre Franco de Sá, Paula Espírito Santo, José Pedro Zúquete). O Solar do Vinho do Dão – Casa Miguel da Silva foi o lugar certo para estas reflexões.

A minha primeira ideia é que passamos a vida a dar respostas, quando ainda não fizemos as perguntas certas! Talvez tenhamos que começar por aí e perguntar quais são os verdadeiros significados de Democracia, Populismo, Liberalismo? Porque o Populismo (o verdadeiro povo contra as elites) aparece nos EUA em 1890; na Rússia em 1871 (aristocratas, o verdadeiro espírito do povo). Até que chega Lenine que confronta o Populismo e cria um Partido de Vanguarda que diz compreender o povo melhor que o próprio povo. Talvez o Populismo não seja nada de novo, talvez esta seja apenas uma época em que tudo começa a ser desafiado?

Talvez Liberalismo e Democracia sejam coisas diferentes? Talvez a democracia do Séc. XXI esteja a perder o controlo e o mundo esteja a ficar rugoso? Talvez as elites estejam a ser acusadas de desprezarem o povo? Talvez os jovens julguem que aquele passado bom lhes foi roubado? Talvez exista uma Aristocracia Informal que ocupa tudo, que exerce o Poder Político, que afasta todos os outros, uma guerra de classes, a imposição de um modo de vida, um tribalismo porque a globalização foi longe demais, tudo foi longe demais? Talvez porque as tecnologias coloquem tudo em risco e a IA vem ampliar esses riscos da perda dos empregos para todos, até para o trabalho intelectual? O que vai acontecer á gente qualificada quando forem postos de lado? Vai para a política e formar novos partidos? O que acontecerá aos governos? Que tipo de elites vão dominar com a IA e quem estará contra, que povo?

Não há apenas uma forma de Populismo, vão surgir muitas formas como sempre aconteceu! O que é o Povo? O que é o Ocidente? Tudo muda, nós mesmo também mudamos! O que é o povo do Populismo? Tem definição ou é apenas um conceito não definido? Populismo é uma doença infantil da democracia? Uma ideologia? Porque se a criticamos é porque se aceita? Partidos são participação e há participação ou apenas contagem de votos? O que é a representação, os nossos representantes?

Damos muitas, demasiadas respostas, mas não ás nossas perguntas…o mundo está em rutura e nós continuamos a resolver as diferenças com a velha solução, com a guerra, com a lei do mais forte! Que falta de imaginação…

 Os novos populismos, a caminho de uma “povocracia” - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Os novos populismos, a caminho de uma “povocracia” - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar