No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os Paços do Concelho de Moimenta da Beira vão estar iluminados de vermelho esta sexta-feira e sábado (6 e 7 de setembro) para sensibilizar para a doença da distrofia muscular de Duchenne/Becker.
A iniciativa acontece no âmbito do Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne/Becker, que acontece este sábado. O objetivo da ação passa por mostrar a solidariedade com os doentes desta patologia.
A Distrofia Muscular de Duchenne é uma doença genética, rara e muito incapacitante, ligada ao cromossoma X, que ocorre em mais do que um caso em cada 3.500 rapazes.
O Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne/Becker também pretende os pais para que estejam atentos a alguns sinais das crianças que podem denunciar a doença como dificuldades em levantar-se do chão e subir escadas, cansaço fácil, problemas respiratórios, insuficiência cardíaca ou quedas frequentes.
“No momento em que a genética está presente em muitos debates científicos, procura-se identificar a melhor oportunidade para lançar a discussão sobre um rastreio neonatal, na Europa e em muitos países do mundo”, lembra uma nota divulgada pela Câmara de Moimenta da Beira.