WhatsApp Image 2025-09-12 at 175052
jose laires
IMG_1674
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose laires
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Paróquia do Coração de Jesus em Viseu em obras de requalificação

Paróquia do Coração de Jesus em Viseu em obras de requalificação

Intervenção conta com o apoio do município e representa um investimento que poderá chegar a 150 mil euros

Carolina Vicente
 Paróquia do Coração de Jesus em Viseu em obras de requalificação - Jornal do Centro
12.04.25
fotografia: Município de Viseu
partilhar
 Paróquia do Coração de Jesus em Viseu em obras de requalificação - Jornal do Centro
12.04.25
Fotografia: Município de Viseu
pub
 Paróquia do Coração de Jesus em Viseu em obras de requalificação - Jornal do Centro

A Paróquia do Coração de Jesus, situada no centro da cidade de Viseu, está a ser alvo de obras de requalificação no seu complexo paroquial. A intervenção decorre em várias fases e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.

O principal objetivo destas obras é a manutenção e readaptação do edifício, que apresenta sinais de degradação. Em declarações ao Jornal do Centro, o Padre Seixas explica que a intervenção visa resolver problemas estruturais e garantir melhores condições para a comunidade. “Estamos a requalificar um edifício do complexo Paroquial, uma requalificação de readaptação, de manutenção, com algumas infiltrações e alguns problemas”, afirma.

As obras tiveram início há “três ou quatro anos” e encontram-se atualmente na segunda fase. De acordo com o responsável, esta etapa envolve a limpeza de uma das paredes da igreja e a substituição de caleiras danificadas, com vista a resolver infiltrações que têm afetado o interior do templo. 

“Já fizemos uma fase do complexo paroquial, já terminámos com a recuperação da torre e parte da igreja. Agora estamos numa segunda fase que é outra parede da igreja, em que estamos a limpar, para depois também resolvermos a parte de cima do telhado, caleiras que estamos a substituir porque estão podres, está a entrar chuva dentro da igreja…”, detalha o Padre Seixas.

A requalificação tem um custo “significativo” para a paróquia, que recorreu ao apoio da autarquia de Viseu para conseguir avançar com os trabalhos. “A paróquia não tem tantos meios como para suportar tudo, e então pedimos ajuda, porque é uma paróquia central da cidade que recebe muita gente, há muitas crianças, muito movimento, muitos adultos. A frequência das situações é muito grande e foi com essa intenção de nos ajudarem nesta fase”, justifica.

O valor do investimento poderá chegar aos 150 mil euros. “O valor deste investimento ultrapassa os 100 mil euros e se for tudo, os 150 mil euros”, indica o pároco.

Quanto aos prazos, o objetivo é concluir esta segunda fase no espaço de um ano. Depois, seguir-se-á uma intervenção no interior da igreja, com nova iluminação e pintura. “É esta fase agora que vamos atacar, para depois, a outra fase começar por dentro, com iluminação nova, com a pintura, porque estamos a resolver as infiltrações e outros problemas do exterior, para depois resolvermos o que se passa no interior”, conclui o Padre Seixas.

pub
 Paróquia do Coração de Jesus em Viseu em obras de requalificação - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Paróquia do Coração de Jesus em Viseu em obras de requalificação - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar