Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Pastel de Feijão de Viseu integra agora a lista dos Produtos Tradicionais Portugueses. O anúncio foi feito esta segunda-feira (21 de julho) pela Câmara.
Considerado um dos ex-libris da doçaria de Viseu, o Pastel de Feijão junta-se ao Rancho à Moda de Viseu e ao Viriato, que também integram desde 2022 o inventário promovido pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).
A Câmara de Viseu acrescenta que a DGADR deu “apreciação positiva” à candidatura submetida pela própria autarquia em outubro de 2022.
O Pastel de Feijão de Viseu é confecionado essencialmente à base de feijão, ovos, farinha e açúcar e apresenta uma cor dourada. O recheio no interior é macio e húmido, contrastando com a massa folhada estaladiça no exterior.
O doce também se distingue pelo recheio confecionado à base de feijão branco, outra singularidade é a formato oval e recortado. A presença de grande quantidade de gemas de ovos e o seu elevado teor de açúcar faz aproximar o Pastel de Feijão de Viseu das antigas receitas conventuais, mas de tal proveniência, até ao momento não se encontrou registo.
Mas a história conhecida do pastel remonta a meados do século XX, altura em que os pastéis eram confecionados na Pastelaria Santos, então na Rua Formosa. Um antigo funcionário daquela casa herdou as formas de metal, as técnicas e o saber-fazer do Pastel de Feijão, criando uma empresa onde continuou a produzir o pastel.
Garantida a produção, esta foi ampliada em outras unidades de Viseu. Agora, o produto é considerado uma presença obrigatória em qualquer festividade, nomeadamente no Natal e na Páscoa.
Além do Pastel de Feijão de Viseu, do Rancho e do Viriato, a lista dos Produtos Tradicionais Portugueses também inclui outras iguarias da região como a Broa de Vildemoinhos, a Doçaria de Feira, o Folar e os Pastéis de Vouzela, as maçãs Bravo de Esmolfe e da Beira Alta, o Queijo Serra da Estrela, as Tortas de Nandufe, a Bola de Lamego, o Cabrito da Gralheira, o Bolo Podre de Castro Daire, as Cavacas de Resende, a Cereja de Penajóia, a Vitela de Lafões e a Carne Arouquesa.