Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Viseu vai geminar-se pela primeira vez com uma cidade espanhola. A Câmara aprovou, na última reunião do executivo, a proposta de geminação com a cidade de Leão.
A proposta pretende criar a primeira geminação com uma cidade espanhola, dado que Viseu não possui nenhuma no país vizinho.
O executivo de Fernando Ruas justifica esta geminação com a proximidade histórica entre os dois concelhos, recordando que Viseu fez parte do Reino de Leão até à independência de Portugal em 1143. O presidente da Câmara refere que “há um interesse mútuo por esta geminação”.
No ano de 1058, Viseu foi conquistada aos ocupadores “mouros ou árabes” pelo rei Fernando Magno, que também conquistou Coimbra em 1064. A porção de território que constitui hoje Portugal, entre a fronteira da Galiza e a cidade de Coimbra, foi designada como Condado Portucalense e conquistada pelos reis de Leão.
Viseu fez parte integrante do Reino de Leão, até pelo menos ao Tratado de Zamora, de 1143, assinado entre D. Afonso Henriques e o seu primo-direito, o rei Afonso VII.
“Desta forma, acredita-se que exista uma dívida histórica da cidade de Viseu para com Leão, pois foram os soberanos desta última cidade, sede do reino com o mesmo nome, que lutaram para retirar Viseu das mãos dos sarracenos e fizeram integrar a nossa cidade no mundo cristão da reconquista”, defende o executivo.