Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Penalva do Castelo e a Junta de Freguesia de Ínsua vão organizar, a 11 de setembro, uma caminhada na rota Trilho de Castendo.
A concentração está marcada para as 8h00, junto ao Pelourinho de Penalva do Castelo, e a própria caminhada arranca uma hora mais tarde. Segundo os promotores desta iniciativa, a caminhada propõe uma viagem pelo percurso circular de 12,37 quilómetros que apresenta aos caminhantes um nível de dificuldade médio.
As inscrições já estão abertas e custam cinco euros, incluindo almoço no Parque da Lameira, e terminam a 6 de setembro. A caminhada livre não tem custo associado. As inscrições podem ser feitas na Câmara Municipal, na Junta de Freguesia e nas redes sociais.
O percurso tem início no centro de Penalva do Castelo, junto ao Pelourinho, passando por zonas urbanas, rurais e florestais.
Castendo era antes a sede de concelho até 1957, quando se passou a denominar Penalva do Castelo. O trilho percorre vários pontos como a setecentista Igreja da Misericórdia, a Casa da Ínsua, a Mata de Nossa Senhora de Lurdes e o rio Coja, propondo uma viagem pela história do município.
Os pontos de interesse incluem também o Pelourinho de Penalva do Castelo, a Ermida de Nossa Senhora de Lurdes, a Capela da Imaculada Conceição, o Santuário da Senhora da Ribeira e o forno comunitário de Sangemil, entre outros.