academico felgueiras
GNR agentes
I Liga Tondela vs Vitória de Guimarães
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
5
viajar
palácio do gelo viseu
Home » Notícias » Concelho » Penedono » Penedono e Lamego, os ex-libris medievais do distrito de Viseu

Penedono e Lamego, os ex-libris medievais do distrito de Viseu

 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
07.10.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos
07.10.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Penedono e Lamego, os ex-libris medievais do distrito de Viseu

Este sábado (7 de outubro) celebra-se o Dia Nacional dos Castelos. No distrito de Viseu, são duas as fortificações medievais que podem ser visitadas, e ambas ficam localizadas no norte do distrito. O castelo de Penedono é o cartão-postal da vila
de Penedono, e a sua atual configuração remonta ao século XV, quando foi concedido à vila de Penedono por D. Manuel I. Contudo, a sua existência foi
documentada a partir do século X.

Este castelo, em forma hexagonal, foi residência da família nobre dos Coutinho, que apoiou D. João Mestre de Avis durante a guerra civil de 1383-85.
Um dos nobres residentes no castelo, Álvaro Gonçalves Coutinho, conhecido como Magriço, terá sido protagonista de uma história de cavaleiros, e que é ainda hoje celebrada durante a Feira Medieval de Penedono.

“Se formos falar antigamente, eu ainda me recordo, em pequena, de o castelo de Penedono estar um pouco abandonado. Agora, é a Câmara Municipal que faz todo o serviço de manutenção, para o manter limpo e visitável”, explicou Maria José Neto, responsável pelo Turismo de Penedono.

O castelo da Lamego remonta ao século XII, no caso da sua torre de menagem, e ao século XIII, no caso da cisterna e de parte da sua muralha. Entre 1939 e 1940, aquando da celebração dos centenários da fundação de Portugal, o castelo foi alvo de
restauros, tendo sido acrescentadas ameias no alto da torre de menagem.

A Cisterna de Lamego, situada no exterior da praça de armas, é considerada “um dos melhores exemplares das cisternas dos castelos portugueses”, segundo a Direção Geral dos Monumentos Nacionais.

pub
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Antigo diretor da psiquiatria em Viseu Fidalgo Freitas morreu aos 78 anos

Notícias relacionadas

Procurar