Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
O Mercado Magriço abre esta sexta-feira (10 de novembro) em Penedono, dando início a um fim de semana em que se vai promover a economia e gastronomia local, nomeadamente a castanha.
Até domingo (dia 12), o certame vai juntar “todas as atividades que alavancam o espectro económico concelhio”, sublinha a Câmara de Penedono, que organiza o evento no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.
A abertura oficial está agendada para as 18h30 de hoje e, esta noite, a animação está a cargo dos Némanus (22h00) e da DJ Su (23h30).
No sábado (dia 11), o programa inclui uma montaria ao javali (08h00), a Caminhada do Mercado Magriço (09h30) em que os participantes vão percorrer a Rota do Azeite, o Concurso da Castanha (14h00), a primeira Hoste do Magriço (14h30) e provas gastronómicas (frutos secos caramelizados com castanha às 15h00 e licores de castanha às 19h00). As principais atrações são os concertos das Bombocas (16h00), Calema (22h00) e DJ Mikas (23h30).
Já no domingo, último dia do Mercado Magriço, decorrem a Maratona de BTT em Beselga (09h00), o Concurso de Ovinos e Caprinos (10h00), a atuação do Grupo de Concertinas Os Diatónicos (10h15), mais uma Hoste do Magriço (14h00), a performance dos alunos da Escola de Música do Espaço de Artes O Magriço com a participação dos seniores da Terceira Idade Ativa Concelhia (14h30) e uma prova de cogumelos shiitake (16h00).
O cartaz termina com os concertos dos Barc’Àvela e Cláudia Martins & Minhotos Marotos, às 16h30 e 18h30, seguidos do magusto às 20h00.
A Câmara de Penedono realça que o Mercado Magriço quer apoiar os empresários do concelho mais pequeno do distrito de Viseu e tornar-se num espaço de encontro, de novos negócios e de troca de experiências.
O certame propõe uma “mescla de sabores e saberes” através dos produtos endógenos, nomeadamente a castanha, onde Penedono é um dos principais produtores da região, e do artesanato.
Entre as propostas gastronómicas que farão parte do evento, estão a sopa de castanha, o mel, a doçaria à base de castanha, o Folar do Magriço, as filhoses, o azeite produzido nas encostas sobranceiras do Douro e os produtos hortícolas.
O público poderá provar estas e outras iguarias nos diversos restaurantes e tasquinhas que vão estar espalhados pelo certame, que tem entrada livre.