A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, exploramos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Na terça-feira, dia 10 de junho, o município de São João da Pesqueira vai organizar uma recolha de sangue. A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Penela da Beira em colaboração com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
A iniciativa terá lugar nas instalações da Cooperativa Agrícola de Penela da Beira, e acontece entre as 09h30 e as 12h30, assim como entre as 14h30 e as 18h00. De acordo com o município, “esta campanha tem um significado ainda maior pois um jovem de 25 anos daquela freguesia, o Jorge Gabriel Espírito Santo Lopes, precisa de um transplante de medula óssea”. “Um simples gesto poderá fazer a diferença na vida do Gabriel e de muitos outros”, afirma ainda o município na sua página oficial do Facebook.
Para ser dador de sangue, precisa de ter idade superior a 18 anos, sendo que as pessoas candidatas com 17 anos podem fazê-lo mediante consentimento dos pais e/ou em caso de emancipação por casamento. Para ser elegível, necessita ainda e ter mais de 50 quilogramas e ter aquilo que o Instituto Português do Sangue e da Transplantação define como “estilos e hábitos de vida saudáveis”.
No caso de pessoas com idade superior a 60 anos que queiram realizar a primeira dádiva de sangue ou no caso de pessoas com mais de 65 anos, a dádiva de sangue “depende de critério médico”.