Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Associação de Municípios do Planalto Beirão lembra que está a decorrer a campanha solidária “Separar para Ajudar”, que visa converter lixo em apoios para instituições sociais da região.
A campanha decorre no âmbito da iniciativa “Ideia com Futuro”, que junta também atividades ambientais com o objetivo de incentivar à separação de embalagens e também combinar a esfera ambiental com a esfera social.
Através da recolha do lixo, o “Separar para Ajudar” visa converter cada tonelada de resíduos separada, que signifique um aumento em relação aos valores anteriormente verificados em 2014, em apoios sociais para instituições de solidariedade social da região do Planalto Beirão.
A Associação de Municípios recorda que, desde 2014, a recolha seletiva de embalagens duplicou no Planalto Beirão, sendo que, em média, cada habitante da zona separa agora o dobro. A instituição lembrou também que, até 2025, a meta a atingir tem de chegar aos 65 por cento dos resíduos de embalagens produzidos, o equivalente a 87 quilos por pessoa segundo dados de 2021.
Desde 2017, a Associação do Planalto Beirão instalou mais 1.847 ecopontos, colocou mais 20 viaturas a fazer a recolha dos resíduos dos ecopontos e tem posto em prática o seu Plano de Sensibilização e Educação Ambiental, mobilizando a população e as escolas para a reutilização e separação dos resíduos para reciclagem, evitando que sejam desperdiçados em aterro.