A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Castro Daire decidiu isentar o pagamento do serviço de água nas localidades do concelho que foram afetadas pelos recentes incêndios. A medida, que se aplica ao mês de setembro, foi anunciada esta sexta-feira (dia 27) pelo executivo municipal.
A autarquia justificou a decisão face aos “problemas, danos e prejuízos que os recentes e devastadores incêndios causaram” no território do município.
“A população na sua generalidade envolveu-se na luta contra as chamas, dando um inestimável contributo para a defesa de pessoas e bens. Desta forma, todos os consumidores das aldeias atingidas pelos incêndios vão estar isentos do pagamento do consumo de água referente ao mês de setembro”, pode ler-se na nota da Câmara.
A autarquia fala ainda numa medida “da mais elementar justiça” que ajuda as famílias do concelho “que estiveram envolvidas na defesa de toda a comunidade”.
Ao mesmo tempo, a Câmara também tem feito trabalhos de emergência para reter cinzas e matéria orgânica queimada, através da colocação de barreiras de retenção nas linhas de água do concelho e de trabalhos de limpeza e desobstrução de troços afetados para prevenir danos ecológicos.
Castro Daire foi um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios que assolaram a região de Viseu na semana passada. Na zona de Viseu Dão Lafões, as chamas consumiram mais de 52 mil hectares, segundo dados do sistema de observação Copernicus. Os fogos também afetaram os distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Coimbra.