Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
Estão abertas até segunda-feira (12 de maio) as candidaturas aos Prémios António Almeida Henriques, que distinguem projetos ligados às smart cities (cidades inteligentes). O prémio homenageia o ex-presidente da Câmara de Viseu que morreu há quatro anos.
Segundo a Fundação AIP, que promove a iniciativa no âmbito do Portugal Smart Cities Summit (que vai ter lugar de 3 a 5 de junho na FIL, em Lisboa), os prémios têm como missão “reconhecer e valorizar projetos que contribuem ativamente para a construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis, inclusivas e conectadas”.
A novidade deste ano é o alargamento da participação às empresas que podem concorrer a par das comunidades intermunicipais, das autarquias e das juntas de freguesia com projetos de inovação já implementados no terreno.
A gestora do evento, Ana Quartin, refere que o galardão assume “um papel estratégico ao reconhecer projetos que elevam a qualidade de vida nas cidades, valorizando o envolvimento ativo dos municípios como motores da transformação urbana”.
“Simultaneamente, destacam o papel fundamental das empresas na criação e implementação de soluções tecnológicas e sustentáveis, promovendo sinergias que podem servir de inspiração para outras regiões e acelerar a transição para cidades verdadeiramente inteligentes”, acrescenta a responsável.
As categorias a concurso são Neutralidade Carbónica, Mobilidade, Espaço Público, Inclusão Social, Transformação Digital, e Reabilitação Urbana Sustentável e Inteligente. As candidaturas podem ser enviadas no site Portugal Smart Cities.
A avaliação será feita por um júri presidido pelo professor Miguel de Castro Neto, diretor da escola NOVA IMS da Universidade Nova de Lisboa, e inclui especialistas de referência na área das cidades inteligentes. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 3 de junho.
O Portugal Smart Cities Summit conta com o patrocínio da Presidência da República.