feira medieval aguiar da beira 2025
José carreira
Three men in suits stand behind a wooden table in a marble-walled room, one holding a document; a woman adjusts papers to the left.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
Home » Notícias » Diário » Projeto de capacitação artística na área da música arrancou em Mangualde

Projeto de capacitação artística na área da música arrancou em Mangualde

Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 ULS Viseu Dão Lafões e outras da região Centro têm problemas, diz Sindicato dos Médicos
25.02.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 ULS Viseu Dão Lafões e outras da região Centro têm problemas, diz Sindicato dos Médicos
25.02.22
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
 Projeto de capacitação artística na área da música arrancou em Mangualde

Quinze elementos de associações culturais de Mangualde que têm atividade na área musical estão a participar num projeto de capacitação artística que visa construir novas linguagens a partir da experiência de cada um enquanto músico.

Intitulado “Altamente”, este projeto integra a rede cultural Alto Mondego, que envolve também os municípios de Nelas (que, tal como Mangualde, pertence ao distrito de Viseu) e de Fornos de Algodres e Gouveia (do distrito da Guarda).

“O objetivo é partir da tradição e daquilo que costumam fazer para aprenderem a fazer novas criações musicais”, explicou à agência Lusa Maria João Fonseca, que é a responsável pelo projeto em Mangualde.

Foram convidados a participar no projeto “os ranchos folclóricos, as bandas filarmónicas, as associações recreativas, as tunas, ou seja, todo o género de associações locais que têm atividade musical”, para que ganhem “novas competências criativas”, explicou Maria João Fonseca.

O convite foi lançado às associações de todo o concelho de Mangualde, mas apenas quatro se inscreveram.

“Este trabalho é um desafio grande, porque são dias intensos de formação, o que dificulta a adesão dos participantes”, considerou a também diretora da Biblioteca Municipal de Mangualde, acrescentando que as ações decorrem aos sábados e aos domingos.

Nas quatro sessões de capacitação na área da música, os inscritos trabalham com artistas experientes na criação e qualificação artística e cultural, que lhes vão transmitir conhecimentos e novas técnicas artísticas e estimular o desenvolvimento do trabalho criativo.

O projeto pretende trabalhar “novas competências alicerçadas na identidade cultural do território, constituindo uma vantagem para as próprias entidades, para o território da rede cultural e para toda a envolvente regional, no sentido de alavancar a qualidade da oferta cultural”.

No final, serão apresentados espetáculos nos quatro concelhos da rede cultural Alto Mondego.

Segundo a responsável, “vão decorrer oito espetáculos, dois em cada um dos quatro municípios”, nomeadamente Mangualde (03 de abril e 10 de junho), Fornos de Algodres (02 de abril e 11 de junho), Nelas (23 de abril e 18 de junho) e Gouveia (10 de abril e 19 de junho).

O projeto “Altamente” é apoiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

pub
 ULS Viseu Dão Lafões e outras da região Centro têm problemas, diz Sindicato dos Médicos

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 ULS Viseu Dão Lafões e outras da região Centro têm problemas, diz Sindicato dos Médicos

Notícias relacionadas

Procurar