House with orange-tiled roof emitting a thick plume of smoke from a nearby hillside fire, with trees and a yellow railing in the foreground.
app académico
Incêndio em Fornos de Algodres
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Projeto de enfermeiros do hospital de Viseu ajuda cuidadores de doentes paliativos

Projeto de enfermeiros do hospital de Viseu ajuda cuidadores de doentes paliativos

Projeto “(Ser) Cuidador em Cuidados Paliativos” foi um dos vencedores do Orçamento Participativo da Ordem dos Enfermeiros da Secção Regional do Centro e culminou na publicação de um artigo científico

Micaela Costa
 ”Grândola, Vila Morena” vai ser cantada na sessão solene do 25 de Abril em Vouzela
02.04.25
fotografia: ULSVDL
partilhar
 ”Grândola, Vila Morena” vai ser cantada na sessão solene do 25 de Abril em Vouzela
02.04.25
Fotografia: ULSVDL
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
 Projeto de enfermeiros do hospital de Viseu ajuda cuidadores de doentes paliativos

O programa de capacitação para cuidadores informais em cuidados paliativos, desenvolvido por enfermeiros do hospital de Viseu, permitiu melhorar as competências práticas, emocionais e relacionais, bem como reduzir a sobrecarga do cuidador.

As conclusões estão num artigo científico, “Impacto de um Programa de Capacitação para Cuidadores Informais em Cuidados Paliativos”, publicado na plataforma da RevSALUS.

O projeto “(Ser) Cuidador em Cuidados Paliativos” foi desenvolvido pelos enfermeiros Renato Santos e Carla Santos, da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL), e foi um dos vencedores do Orçamento Participativo da Ordem dos Enfermeiros da Secção Regional do Centro, na edição 2021/2022.

O prémio permitiu que, entre abril de 2023 e agosto de 2024, fosse implementado um programa com uma amostragem de 30 doentes paliativos e 30 cuidadores informais.

“No final do ano transato, procedeu-se à conclusão do estudo com o programa a demonstrar ser eficaz nos objetivos de capacitação dos cuidadores informais, contribuindo para uma melhoria nas competências essenciais para o cuidado de doentes paliativos”, refere a ULSVDL.

Segundo a unidade de saúde, a iniciativa teve como “enquadramento o envelhecimento populacional e o aumento das doenças crónicas e terminais”, onde “os cuidadores informais desempenham um papel essencial, frequentemente sem o apoio e preparação adequados”. Assim, o projeto procurou avaliar “o impacto de um programa de capacitação para esse tipo de cuidadores, visando melhorar as suas competências práticas, emocionais e relacionais, bem como reduzir a sobrecarga associada ao cuidar”.

pub
 ”Grândola, Vila Morena” vai ser cantada na sessão solene do 25 de Abril em Vouzela

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 ”Grândola, Vila Morena” vai ser cantada na sessão solene do 25 de Abril em Vouzela

Notícias relacionadas

Procurar