A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O projeto “Mas que raio é isto?” do Museu Terras de Besteiros foi um dos vencedores da primeira edição dos Prémios Nacionais de Educação. A distinção foi feita na categoria “Cultura e Património” e foi o segundo prémio nacional a ser atribuído este ano à iniciativa.
O galardão foi recebido pelo vice-presidente da Câmara de Tondela, João Carlos Figueiredo, na terça-feira (26 de novembro), numa cerimónia que decorreu em Oeiras.
“Este novo prémio atribuído a este interessante projeto revela o empenho e a dedicação dos nossos funcionários da área da cultura que procuram encontrar respostas inovadoras para dar a conhecer, o mais amplamente possível, a qualidade e a diversidade do rico património edificado e imaterial, mais emblemático existente nosso vasto território”, disse João Carlos Figueiredo, quando recebeu o galardão.
O autarca acrescenta que o “Mais que raio é isto?” visa ainda “dar a conhecer para melhor defender o nosso património combatendo, assim, a indiferença e o desconhecimento, obstáculos permanentes na luta pela preservação do património cultural”.
Lançado em 2022 pelos serviços educativos do Museu Terras de Besteiros, o projeto foi retomado em abril deste ano. Desde essa altura que, uma vez por mês, é publicado nas redes sociais do município um pequeno vídeo informativo, ao estilo de documentário, sobre alguns dos monumentos mais emblemáticos do território. A ideia é chamar a atenção do público para a história e as estórias daquilo que o rodeia e que, muitas vezes, passa totalmente despercebido.
Vários foram os programas “transmitidos”, abordando temas como os monumentos megalíticos, os pelourinhos, as calçadas romanas ou o antigo sanatório do Caramulo.
A primeira temporada do “Mas que raio é isto?” somou mais de 30 mil visualizações, enquanto a segunda foi vista 81 mil vezes. Há três meses, o programa foi distinguido com o Prémio de Excelência Autárquica na área da Cultura no Congresso Cidade Social, em Santa Maria da Feira.