Sensorianas
manoel monteiro fadista armamar
Jogadores Tondela
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…

09.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Boy making photo of homemade cookies
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
Home » Notícias » Diário » Projeto-piloto reutiliza água tratada na rega das vinhas do Douro

Projeto-piloto reutiliza água tratada na rega das vinhas do Douro

pub
 Projeto-piloto reutiliza água tratada na rega das vinhas do Douro - Jornal do Centro
25.09.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Projeto-piloto reutiliza água tratada na rega das vinhas do Douro - Jornal do Centro
25.09.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Projeto-piloto reutiliza água tratada na rega das vinhas do Douro - Jornal do Centro

A Águas do Norte e a Poças – Sociedade Vinícola Terras de Valdigem, que gere explorações como a Quinta de Santa Bárbara em Ervedosa do Douro (concelho de São João da Pesqueira), participam num projeto que vai avançar com uma instalação piloto permitindo a irrigação de vinhas com recurso a águas residuais.

O objetivo é permitir uma reutilização da água tratada na rega e aproveitar os nutrientes para cuidar melhor das vinhas da região demarcada que abrange o norte do distrito de Viseu.

O consórcio, que junta também a ADVID – Cluster da Vinha e do Vinho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Veolia Portugal, anunciou que essas águas serão depois tratadas numa das estações de tratamento que integram o sistema de água e de saneamento da região Norte do país.

Esta instalação piloto, que entra agora na sua fase de arranque e ensaios preliminares, integra o projeto Regadouro, apoiado pela Fundação La Caixa ao abrigo do programa “Promove. O futuro do interior”, que apoia a fundo perdido projetos-piloto inovadores que contribuam para o desenvolvimento do interior do país.

O Regadouro tem como objetivos “aumentar o conhecimento sobre a reutilização de água tratada na rega e fomentar o aproveitamento dos nutrientes e fertilizantes presentes na mesma, contando para esse efeito com o conhecimento científico da UTAD, com o apoio técnico da ADVID e com a contribuição tecnológica da Veolia”, refere em comunicado a Águas do Norte.

“Sendo o setor agrícola atualmente responsável por 70% dos consumos globais de água em Portugal e, em virtude das alterações climáticas, a escassez de água disponível anualmente tem tendência para se agravar”, destaca a empresa.

O presidente do conselho de administração, José Machado do Vale, sublinha que o projeto constitui apenas o início de uma ambição maior. “Num território com 14 municípios, 44.000 hectares de vinha e 31 ETAR, muitas delas com grande proximidade às vinhas da Região Demarcada do Douro, existe um potencial enorme para a reutilização de águas residuais tratadas na irrigação das mesmas. Desse modo, enquanto entidade responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal do Norte de Portugal, o nosso compromisso é o de atingir mais de 50% da respetiva água reutilizada na rega de vinhas”, diz.

O projeto visa também acelerar a ação climática na região demarcada mais antiga do mundo. “O ganho dos conhecimentos técnico-científicos que este projeto possibilita, com grande aplicabilidade noutras regiões do país com características semelhantes, foi identificado como uma importante mais-valia na avaliação do projeto. Para acelerar a ação climática de Portugal temos de ter cada vez mais projetos destes, capazes de fazer com que as regiões do interior se constituam como exemplos de resiliência e adaptação às alterações climáticas”, afirma ainda o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte.

O anúncio do projeto foi feito no Dia Nacional da Sustentabilidade, que entra no primeiro ano de celebração em Portugal e assinala a data em que as Nações Unidas adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

pub
 Projeto-piloto reutiliza água tratada na rega das vinhas do Douro - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Projeto-piloto reutiliza água tratada na rega das vinhas do Douro - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar