Solidão e tristeza
linda_martini_PAULO SEGUADAES
nuno poureiro
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Proteção Civil emite alerta para terça e quarta-feira por causa da chuva… que já caiu esta tarde em Viseu

Proteção Civil emite alerta para terça e quarta-feira por causa da chuva… que já caiu esta tarde em Viseu

Proteção Civil lembra alertas e conselhos a ter para precaver mau tempo. Distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo do IPMA esta terça-feira

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
14.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
14.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Proteção Civil emite alerta para terça e quarta-feira por causa da chuva… que já caiu esta tarde em Viseu

A Proteção Civil deixou esta segunda-feira (14 de outubro) um alerta devido à previsão de mau tempo para as próximas horas. Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), prevê-se chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada esta terça e quarta-feira (dias 15 e 16).

Entretanto, em Viseu, a chuva ‘entrou’ mais cedo que o previsto e caiu esta tarde de hoje. O distrito vai estar sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entre as 18h00 e a meia-noite de amanhã.

Em comunicado, a Proteção Civil prevê ainda vento forte nas terras altas com rajadas que podem chegar aos 70 quilómetros/hora nas regiões Centro e Sul a partir da tarde de terça.

Na quarta-feira, a chuva continua forte nas zonas Norte e Centro durante a madrugada, mas passa gradualmente a aguaceiros a partir do início da manhã e que poderão ser “localmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoadas, em especial nas regiões Norte e Centro”. O vento pode atingir os 40 quilómetros/hora.

Por causa destas previsões, a Proteção Civil lembra a possibilidade de ocorrências como inundações, cheias, deslizamentos, derrocadas e contaminações de água por inertes resultantes de incêndios.

A autoridade também alerta para arrastamentos de objetos soltos e desprendimentos de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por causa do vento forte. Episódios que, realça, podem causar acidentes com veículos e transeuntes na via pública.

Por isso, a ANEPC recorda que a população pode tomar medidas preventivas nomeadamente “nas zonas historicamente mais vulneráveis e nas áreas afetadas pelos incêndios rurais”.

A Proteção Civil sugere garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirar inertes e outros objetos que “possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”, além de fixar estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

Além disso, a autoridade também alerta para o cuidado na circulação e permanência junto de árvores e ramos, que podem sofrer quedas por causa do vento forte, e para a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

A autoridade também apela às pessoas para não atravessarem zonas inundadas para “precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas” e para estarem atentas às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.

Na semana passada, a ANEPC emitiu dois alertas por causa do mau tempo. Amanhã, segundo o IPMA, Viseu pode contar com uma descida da temperatura máxima para os 21 graus e uma subida da mínima para os 14º.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar