academico scp b
friojpg
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Federação de Viseu do PS vai a votos este sábado com candidato único

Federação de Viseu do PS vai a votos este sábado com candidato único

Presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco, é o candidato único à liderança da estrutura. Eleições para as federações do PS decorrem entre esta sexta-feira e sábado

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
27.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
27.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Federação de Viseu do PS vai a votos este sábado com candidato único

A Federação distrital do PS de Viseu vai a votos este sábado (28 de setembro). O presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco, é o único candidato à liderança da estrutura política depois da desistência do atual presidente, José Rui Cruz, que tinha apresentado primeiro a sua recandidatura.

Armando Mourisco diz que a sua principal prioridade são as autárquicas de 2025. Atualmente no distrito de Viseu, dos 24 concelhos, 10 são liderados por autarcas eleitos pelo PS.

“Uma vitória no distrito de Viseu é manter as mesmas câmaras que temos, recuperar algumas perdidas e, pela primeira vez, ganhar câmaras que nunca foram do PS”, afirmou em declarações à agência Lusa.

Armando Mourisco também revelou que quer que o PS seja “mais forte ao nível das autarquias, e autarquias são também juntas de freguesia e assembleias municipais”. Entre os objetivos estão garantir uma maior proximidade aos militantes e um maior poder de decisão participativo com as estruturas das concelhias.

“Estar mais próximo, mais presente e mobilizar os militantes para o debate e decisões mais participadas é o que queremos. O partido está a precisar de uma mudança e está a pedir uma mudança no distrito” de Viseu, concluiu.

As eleições para as federações do PS decorrem entre esta sexta-feira (dia 27) e sábado, mas apenas em quatro das 19 há disputa já que a grande maioria será candidatura única, sendo certo que em nove das estruturas ficará o mesmo presidente.

Segundo fonte oficial do PS, nesta corrida eleitoral federativa em território continental (Madeira e Açores têm um calendário próprio) têm capacidade eleitoral e podem votar cerca de 56 mil militantes do PS.

A maioria das federações, 13, chamam já hoje os seus militantes a votar, enquanto nas restantes seis (Algarve, Braga, Coimbra, Porto, Santarém e Viseu) as urnas estarão abertas no sábado.

Nas primeiras eleições para estas estruturas da era de Pedro Nuno Santos como secretário-geral do PS haverá apenas quatro disputas com candidaturas rivais que serão em Braga, Aveiro, Leiria e Baixo Alentejo, enquanto nas restantes federações apenas se apresenta um candidato único.

O calendário para as eleições internas do PS foi aprovado em maio pela Comissão Nacional e há também eleições nas estruturas federativas das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, das comissões políticas das estruturas federativas das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos e dos delegados aos congressos das federações.

Os congressos das federações do PS serão em 12 e 13 de outubro.

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Outras notícias

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Notícias relacionadas

Procurar