A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O queijo da Serra da Estrela foi eleito pelo site TasteAtlas como o quinto melhor do mundo num universo de 1 371 queijos. O produto tem uma pontuação de cerca de 5 estrelas.
O queijo da Serra conquistou ainda o primeiro lugar na categoria de queijos produzidos com leite de ovelha, sendo o queijo mais antigo e tradicional de Portugal com reconhecimento internacional.
O TasteAtlas, que se carateriza como “uma enciclopédia de sabores”, já catalogou mais de 10 mil alimentos e bebidas em todo o mundo, e escolhe todos os anos os melhores queijos do mundo.
Segundo o site, o queijo Serra da Estrela é tradicionalmente consumido como aperitivo ou sobremesa e acompanha bem vinhos regionais do Dão e broa. “Produto rico em tradição e cultura, o queijo Serra da Estrela é o orgulho da região, sendo considerado o pai de todos os queijos de ovelha em Portugal”, acrescenta.
O queijo da Serra também tem a sua própria região demarcada, abrangendo concelhos como os de Carregal do Sal, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Tondela e Viseu.
O queijo é curado, com pasta semimole e amanteigada de cor branca ou amarelada, sendo feito a partir de leite de ovelha. Em 1996, a União Europeia atribuiu-lhe uma Denominação de Origem Protegida (DOP).