Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu realiza, na próxima quarta-feira (18 de maio), uma ação de rastreio ao cancro da pele, no âmbito do Dia do Euromelanoma.
Esta campanha destina-se apenas a quem apresente histórico de queimaduras solares na adolescência, sinais novos, modificação visual de sinais antigos ou algum tipo de ferida que não esteja a cicatrizar e ainda antecedentes pessoais ou familiares de melanoma.
O rastreio é limitado a 30 pessoas e carece de inscrição prévia, que pode ser feita no Centro Hospitalar Tondela-Viseu. Os exames serão efetuados entre as 8h30 e as 11h00. Durante este período, será ainda distribuída informação ao público em geral, no serviço de Consulta Externa, com indicações de cuidados a ter na prevenção do cancro da pele.
O que é o melanoma?
O melanoma é um tipo de cancro de pele. O melanoma pode começar como uma espécie de pinta ou mancha sobre a pele mais frequente nas partes do corpo que ficam expostas ao sol. Geralmente os tumores são de cor marrom ou preta, mas alguns melanomas não são pigmentados e essa “pinta” pode aparecer nas cores rosa, bege ou branca.
*Margarida Almeida (em estágio curricular)