policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Rede Cultural Viseu Dão Lafões entre os finalistas dos Prémios dos Fundos Europeus

Rede Cultural Viseu Dão Lafões entre os finalistas dos Prémios dos Fundos Europeus

Ao longo de quatro anos, a iniciativa promoveu 36 eventos e 457 apresentações em espaços emblemáticos da região

 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
28.09.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
28.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Rede Cultural Viseu Dão Lafões entre os finalistas dos Prémios dos Fundos Europeus

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está entre os finalistas dos Prémios dos Fundos Europeus, distinção que destaca 25 projetos de excelência a nível nacional, reconhecidos pela inovação, transformação social e sustentabilidade. De soluções de inteligência artificial que revolucionam a medicina, a iniciativas que recriam laços comunitários em territórios rurais, estes projetos ilustram o impacto dos fundos europeus no desenvolvimento do País e foram selecionados por júris qualificados.

No caso da região, a CIM Viseu Dão Lafões candidatou o projeto Rede Cultural Viseu Dão Lafões, cofinanciado pelo Centro 2020, que criou um programa cultural integrado, em rede, envolvendo os 14 municípios.

Ao longo de quatro anos, a iniciativa, segundo a CIM, promoveu a cooperação entre entidades públicas, artísticas e patrimoniais, dinamizando 36 eventos e 457 apresentações em espaços emblemáticos da região. “O projeto valorizou o património cultural e artístico, projetando a imagem do território, reforçando a coesão territorial e contribuindo para o desenvolvimento económico e turístico”, assinala a CIM.

A estrutura do projeto assentou numa rede de entidades promotoras e parceiras, entre as quais se destacam a Plataforma Cultural Viseu Dão Lafões, a ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, a Binaural Nodar, o Teatro do Montemuro, o Teatro Viriato e o Cineclube de Viseu.  A estas entidades juntou-se a participação ativa de vários agentes culturais regionais, como a Contracanto – Associação Cultural, a AMAD – Associação de Música e Artes do Dão, a Ondamarela e o artista Zé Mágico, que contribuíram para a diversidade, dinamismo e proximidade territorial da programação cultural desenvolvida.

No próximo dia 18 de outubro, no Convento de São Francisco, em Coimbra, inserida na 2ª edição da Mostra dos Fundos Europeus, será realizada a sessão pública de apresentação dos projetos finalistas, aberta ao público, onde o júri de cada categoria decidirá quem será o vencedor final, seguindo-se a Cerimónia de Entrega dos Prémios dos Fundos Europeus.

Será também atribuído o prémio “Voto do público”, cuja votação decorrerá até ao dia 17 de outubro.

Promovidos pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030, os “Prémios dos Fundos Europeus” visam promover a divulgação do impacto de projetos apoiados por fundos europeus no desenvolvimento social, económico e ambiental nos territórios onde são implementados.

De acordo com o anúncio feito pela presidente da AD&C, Cláudia Joaquim, na Mostra dos Fundos Europeus, em 2024, no Porto, esta  iniciativa pretende “aumentar a notoriedade dos fundos europeus em Portugal” e “reforçar a perceção pública positiva” sobre a aplicação desses fundos, dando a conhecer melhor o impacto de projetos apoiados por fundos europeus no desenvolvimento social, económico e ambiental nas diferentes regiões do país.

Os 25 projetos finalistas dão a conhecer  a diversidade e a riqueza das áreas de intervenção dos fundos europeus: da saúde à inovação tecnológica, da inclusão social à valorização do património cultural, do desenvolvimento territorial à transição verde, para um Portugal, + inteligente, + verde, + social, + conectado e + próximo dos cidadãos. 

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar