Museu Terras de Besteiros 3
rui massena artista facebook
lapis solidarios
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Sernancelhe » Regressa a Festa da Castanha, a ‘principal montra’ de Sernancelhe

Regressa a Festa da Castanha, a ‘principal montra’ de Sernancelhe

 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
06.10.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
06.10.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Regressa a Festa da Castanha, a ‘principal montra’ de Sernancelhe

A Festa da Castanha, em Sernancelhe, entra na 31.ª edição de 27 a 29 de outubro. Mais de uma centena de expositores vai estar presente no certame mais antigo do concelho, que terá lugar no Expo Salão local e que promove o principal produto endógeno local: a castanha.

A tradição, o dinamismo económico e o futuro do setor agrícola são as principais premissas desta nova edição.

Segundo a Câmara Municipal, que organiza a Festa da Castanha, o evento pretende não só promover a castanha martaínha, produzida por centenas de produtores do concelho e da região e vendida dentro e fora do país, mas também “ser uma montra para produtores e empresas, impulsionar a economia, o artesanato, a cultura e as gentes de Sernancelhe e projetar turisticamente Sernancelhe como território único, com história e com passado, onde a identidade se cultiva e celebra”.

“A Festa da Castanha é um exemplo regional de evento que desde a sua origem alcançou todos os objetivos definidos. E ainda logrou muito mais ao registar, no país, a marca Terra da Castanha como símbolo que hoje identifica, explica e diferencia Sernancelhe”, frisa a autarquia.

O evento também vai homenagear “a natureza, os seus agricultores e enaltecerá a relação equilibrada, secular, do homem com o meio que o rodeia”. O evento juntará empresas do setor castanheiro e expositores de artesanato, gastronomia e restauração.

A animação também não vai faltar, além do desporto com os passeios pedestres e de BTT pelos soutos da castanha martaínha e pela Rota da Castanha e do Castanheiro.

A abertura está marcada para as 18h30 do dia 27. O cartaz musical inclui uma atuação da Estudantina Universitária de Viseu no primeiro dia e uma noite de fado à desgarrada com Américo Silva, Liliana Oliveira e Liliana Mateus e de música tradicional com os Siga a Farra no dia 28, entre outras atrações.

Também no dia 28, terão lugar os concursos da Melhor Castanha DOP Soutos da Lapa e o concurso do melhor doce de castanha. Na agenda também está a apresentação do livro Sabores da Castanha Martaínha, ações de formação sobre os soutos e showcookings.

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Outras notícias

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Notícias relacionadas

Procurar