A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
O município de Resende já cancelou as iniciativas festivas ligadas ao Natal por causa da Covid-19 e da sua evolução no concelho.
De acordo com o último balanço municipal, Resende tinha registado pelo menos 47 casos ativos de infeção. A taxa de incidência no concelho rondava há cerca de uma semana os 409 casos por 100 mil habitantes, Incidências Covid: Carregal do Sal e V. N. Paiva continuam com as taxas mais altas.
O presidente da Câmara, Garcez Trindade, fala de uma medida preventiva para tentar evitar mais contágios no concelho, sobretudo junto dos mais novos.
“A condição pandémica assim o exigiu, de maneira que nós decidimos não arriscar. E, por uma questão de prevenção, tivemos que alterar de algum modo todo o mapeamento das festividades. Infelizmente tivemos de alterar por precaução”, afirmou.
Já as festas de Natal nas escolas tiveram de ser alteradas. Segundo Garcez Trindade, o município está agora a entregar prendas às crianças do concelho “fazendo aqui uma festa muito restrita para que não haja condições de transmissão da doença”.
“Infelizmente, o fator de transmissibilidade são as crianças, de maneira que estamos aqui com algumas restrições”, acrescentou o autarca.
Entre os eventos que não vão poder ser realizados nesta altura em Resende, inclui-se por exemplo a Feirinha de Natal que ia decorrer este fim de semana no Pavilhão Gimnodesportivo da vila.
No entanto, de forma a dar oportunidade aos produtores locais de escoarem os seus produtos, o município anunciou que irá disponibilizar bancas que ficarão situadas junto ao Largo da Feira, onde munícipes e visitantes poderão adquirir produtos regionais a partir deste sábado (18 de dezembro).
Ao todo, Mais de dez concelhos da região cancelam festejos de Natal devido à Covid-19 da região de Viseu já anunciaram cancelamentos ou reajustamentos da programação prevista para a época natalícia devido ao aumento de casos de Covid-19. Um dos últimos concelhos foi Mangualde cancela festejos de Natal em espaços fechados devido à Covid-19.