Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Rio Paiva: Qualidade da água melhora ao longo do concelho de Castro Daire, diz estudo

Rio Paiva: Qualidade da água melhora ao longo do concelho de Castro Daire, diz estudo

pub
 Rio Paiva: Qualidade da água melhora ao longo do concelho de Castro Daire, diz estudo - Jornal do Centro
11.06.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Rio Paiva: Qualidade da água melhora ao longo do concelho de Castro Daire, diz estudo - Jornal do Centro
11.06.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Rio Paiva: Qualidade da água melhora ao longo do concelho de Castro Daire, diz estudo - Jornal do Centro

Os alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Daire apresentaram as conclusões do projeto “Viver o Rio Paiva”, com um estudo realizado no troço que atravessa o concelho de Castro Daire. Iniciada em março deste ano, a iniciativa teve como principal objetivo monitorizar a qualidade da água daquele que já foi considerado o rio menos poluído da Europa.

Em colaboração com o Departamento do Ambiente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a investigação da qualidade da água do Rio Paiva realizou-se em três pontos de amostragem: na entrada do concelho de Castro Daire (próximo de Covelo de Paiva), num local intermédio (Praia Fluvial de Folgosa) e à saída do concelho (Praia Fluvial de Cabril).

As alunas Sofia Simões e Mariana Ferreira foram as responsáveis da turma pela divulgação do projeto, que teve como base uma planificação, medições de parâmetros da qualidade da água, avaliações meteorológicas e amostras de água.
“Após uma palestra pelo professor Pedro Baila Antunes, foi usada uma planificação.

Para termos conhecimento da qualidade da água, usámos anemómetros, medimos a velocidade do vento, da humidade, da temperatura e da quantidade de oxigénio dissolvido na água com outro equipamento. Por fim, procedemos à recolha de duas amostras de água, uma delas embalada num frasco esterilizado e fizemos a medição de ph in loco no local da experiência”, explicou Sofia Simões.

Mais tarde, realizaram-se as análises aos aspetos físico-químicos e microbiológicos, nos laboratórios do Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV). “Os alunos dirigiram-se às instalações do IPV, ao laboratório de microbiologia onde foi realizada a filtração de uma parte da amostra e a avaliação de microrganismos”, adiantou Mariana Ferreira.

Alterações climáticas são a maior ameaça
A ação “Viver o Rio Paiva” teve um balanço positivo, como referiu o professor do departamento do Ambiente da ESTGV, Pedro Baila Antunes. “O Rio Paiva era um dos rios menos poluídos da Europa, mas verificaram-se alguns problemas de poluição logo à entrada do concelho. As classes da poluição vão de A a E. Com a conclusão deste estudo, sabemos que muitos parâmetros estão em classe A, mas há um parâmetro B e um C”, afirmou Pedro Baila Antunes.

Para além dos resultados, o professor também referiu as ameaças que atravessam os outros concelhos da região Centro. “A maior ameaça são as alterações climáticas que podem ter grandes reflexos no rio, como a redução do caudal. Para além disso, alguma poluição difusa, pedreiras, eucaliptais, espécies evasivas, incêndios florestais, e descargas residuais urbanas são outros fatores negativos”, acrescentou.

Quanto ao rio no concelho de Castro Daire, o professor anunciou que as águas do município apresentam boas condições. “O rio melhora ao longo do concelho, por isso é uma boa notícia. Pode-se afirmar que a água que sai de Castro Daire é muito melhor do que quando entrou”, informou.

Trazer mais turistas ao Rio Paiva e terminar com a poluição com novas ações são alguns dos objetivos do projeto. “Para melhorar as condições do rio deve existir maior investimento na construção de ETAR’S, pesca adequada, e apostar em praias fluviais e em desportos radicais, de forma a proporcionar a renaturalização e o ecoturismo do Rio Paiva”, sustentou Pedro Baila Antunes.

Continuar com o projeto poderá beneficiar o Rio Paiva
A iniciativa surge com o grande propósito de desenvolver e potenciar o Rio Paiva, depois de nos últimos anos terem sido noticiados episódios de poluição das águas, como reforçou em declarações ao Jornal do Centro, o diretor do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, António Luís Ferreira.

“O projeto nasce nos alunos e nos professores com um espírito de fazer alguma coisa pelo Rio Paiva. Com os créditos que conseguiu ao longos dos anos por ser o rio menos poluído da Europa e, apesar de ser difícil garantir esses níveis. também sei que é possível fazer alguma coisa pelo rio. Eventualmente se não conseguirmos voltar a esses níveis, pelo menos chegar lá perto”, garantiu.

Para além da envolvência dos educandos neste tipo de projetos, o diretor acredita que esta sensibilização deve continuar nas escolas, mas a mudança também está nos cidadãos.

“Se tivesse que atribuir um nome para este projeto atribuía-lhe “desafio”, pois esta é uma escola de excelência que prepara para o futuro, mas também que proporciona fazer coisas no presente. A consciência comunitária também deve ser uma prioridade e os alunos, estes podem ser os principais agentes de mudança. A vontade é de continuar o projeto nas instituições, e começar um pouco mais cedo em termos de anos de escolaridade e de escalão etário”, assegurou António Luís Ferreira.

A Vereadora do Ambiente do Município de Castro Daire, Idália Ribeiro e o professor doutor do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Tiago Monteiro Henriques, também estiveram presentes nesta sessão.

A apresentação do projeto “Viver o Rio Paiva” decorreu na última terça-feira, na Ponte de Cabaços, em Castro Daire, com os alunos do 12º ano da Escola de Secundária de Castro Daire. O Rio Paiva abrange, atualmente, 10 municípios ribeirinhos do Paiva: Castelo de Paiva, Arouca, Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul, Viseu, Vila Nova de Paiva, Sátão, Sernancelhe e Moimenta da Beira.

* Patrícia Lourenço (estágio curricular)

pub
 Rio Paiva: Qualidade da água melhora ao longo do concelho de Castro Daire, diz estudo - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Rio Paiva: Qualidade da água melhora ao longo do concelho de Castro Daire, diz estudo - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar