Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A Rota do Megalitismo de Viseu Dão Lafões passa a integrar a rede internacional Megalithic Routes, uma associação cultural sem fins lucrativos dedicada à valorização e conservação do património megalítico na Europa.
A adesão foi aprovada durante a assembleia geral anual da rede, na sequência de uma proposta apresentada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões com o apoio da Universidade do Algarve.
Com esta integração, Viseu Dão Lafões passa a fazer parte da Rota Europeia da Cultura Megalítica, uma iniciativa reconhecida pelo Conselho da Europa e que reúne museus, geoparques, investigadores e entidades turísticas de vários países europeus, incluindo Portugal, Espanha, Alemanha, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Turquia e Países Baixos.
A CIM Viseu Dão Lafões considera que este reconhecimento reforça a estratégia regional no domínio do património e refere que “é mais um passo determinante na estratégia de afirmação de Viseu Dão Lafões como destino de excelência para o turismo cultural e patrimonial”.
“Estamos a falar de um reconhecimento internacional que nos insere numa rede de excelência, dedicada à salvaguarda de um legado comum europeu. É um orgulho e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade que abraçamos com determinação”, afirma o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.
A adesão à rede europeia surge pouco tempo depois da abertura do procedimento para a Classificação Nacional de 18 monumentos megalíticos do chamado “Grupo de Viseu”. A decisão foi publicada em maio em Diário da República, o que garante desde já a proteção legal destes monumentos nos termos da Lei de Bases do Património Cultural.
Segundo a CIM, “este enquadramento europeu reforça o trabalho de valorização que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, também evidenciado pela recente classificação nacional dos nossos monumentos megalíticos”.
A associação Megalithic Routes tem como missão ligar, através de rotas culturais, alguns dos monumentos mais antigos da Europa, promovendo não só os próprios sítios arqueológicos, mas também as paisagens e comunidades envolventes.
“A rota europeia realça o papel central que os monumentos megalíticos tiveram na formação das paisagens culturais, simbolizando os primeiros esforços das comunidades humanas para moldar o território e criar vínculos com a natureza”, refere a nota de imprensa.
O projeto assenta em princípios de turismo de baixo impacto, com percursos pedestres e cicláveis, recorrendo a caminhos existentes e à mobilidade sustentável, com o objetivo de proporcionar experiências autênticas e respeitadoras do ambiente. Paralelamente, promove parcerias com museus, escolas e universidades, incentivando programas educativos e intercâmbios sobre as Raízes Megalíticas europeias.
A Megalithic Routes é certificada desde 2013 como “Itinerário Cultural do Conselho da Europa”, no âmbito de um programa lançado em 1987 que visa demonstrar, através de itinerários transnacionais, como o património dos vários países e culturas da Europa constitui uma herança cultural partilhada. Em 2025, existem 49 Itinerários Culturais certificados pelo Conselho da Europa.
A CIM Viseu Dão Lafões é composta por 14 municípios: Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.