hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Santa C. Dão » Santa Comba Dão: Universidade de Coimbra estuda reabilitação de edifício para novo arquivo municipal

Santa Comba Dão: Universidade de Coimbra estuda reabilitação de edifício para novo arquivo municipal

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
07.02.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
07.02.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Santa Comba Dão: Universidade de Coimbra estuda reabilitação de edifício para novo arquivo municipal

A Câmara de Santa Comba Dão quer recuperar a Casa Alves Mateus para acolher o novo arquivo municipal. A infraestrutura, conhecida como a antiga casa paroquial da vila, foi alvo de um estudo preliminar da Universidade de Coimbra.

O documento foi apresentado recentemente no local comprado pela autarquia no ano passado e, segundo os autores, pode servir de ponto de partida para a futura reabilitação do edifício.

O trabalho, que alia a recuperação da casa existente com o desenho das novas instalações do arquivo municipal, foi divulgado pelo engenheiro Raimundo Mendes da Silva e pelo arquiteto António Bettencourt.

O levantamento da Casa Alves Mateus começou em outubro de 2023, tendo sido efetuado o estudo do contexto histórico, da caraterização arquitetónica e construtiva, das escadas de madeira, dos tetos, do estado de conservação e da caraterização da cobertura.

Na proposta de arquitetura, os autores do estudo propõem juntar “de forma harmoniosa e integrada” a recuperação do edifício histórico existente “com manutenção da integridade construtiva” ao novo edifício do arquivo municipal.

“Num desenho que atende à memória do espaço e à emoção associada à vivência coletiva do edifício histórico, os dois equipamentos – apesar de distintos – comunicam entre si, numa proposta que viabiliza o acesso de pessoas com mobilidade condicionada”, realça em comunicado a Câmara de Santa Comba Dão.

O presidente da autarquia, Leonel Gouveia, agradeceu a escolha da antiga casa paroquial para a realização do estudo da Universidade de Coimbra. O autarca realçou que o objetivo foi fazer com que o projeto “articulasse a reabilitação da casa já existente, a dotar de áreas expositivas, com um novo equipamento vocacionado para o Arquivo Municipal”.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar